Na quinta-feira, o gerente do programa técnico de Operações do Chrome, Alex Mineer, revelou em um post no blog do Chromium que a equipe por trás do maior navegador do mundo está planejando encurtar o tempo entre as atualizações de seis semanas para apenas quatro semanas. As versões estáveis ​​do Chrome vêm sendo atualizadas a cada seis semanas há mais de uma década, mas a partir do Chrome 94 no terceiro trimestre de 2021, isso finalmente mudará.

"À medida que melhoramos nossos processos de teste e lançamento para o Chrome, e implantamos atualizações de segurança quinzenais para melhorar nossa lacuna de patch (onde as correções de bugs de segurança são publicadas em nosso repositório de código aberto, mas depois leva algum tempo antes de serem lançadas como um Atualização estável do Chrome), ficou claro que poderíamos encurtar nosso ciclo de lançamento e entregar novos recursos mais rapidamente", explicou Mineer na postagem do blog.

Google Chrome: Atualizações gerais e de segurança mais rápidas

Esta é a nova visão geral da página oficial do ciclo de lançamento do Chrome no site do Chromium:

O Chrome enviará uma nova versão estável a cada quatro semanas, sempre contados a partir da atualização anterior. O Chrome também mantérá todos os outros updates por quatro semanas adicionais, suportando correções de segurança importantes para criar um canal estável estendido, onde uma nova atualização é enviada a cada oito semanas.

Durante as primeiras quatro semanas tanto a versão estável quanto a estável estendida são enviadas, essas versões disponíveis para empresas, poderão ser ativadas por meio de políticas corporativas.

As atualizações quinzenais são enviadas para os canais estáveis ​​e estáveis ​​estendidos para implantar correções de segurança (junto com correções de regressão de baixo risco selecionadas) e manter o intervalo de patch do Chrome curto.

Os usuários do Chrome receberão em breve uma nova versão estável do navegador a cada mês, mas o Google também está introduzindo uma opção estendida para administradores corporativos e incorporadores do Chromium, que fornecerá atualizações de marcos a cada oito semanas, em vez de quatro.

Aqueles que vão para versões Estáveis ​​Estendidas ainda receberão atualizações de segurança a cada duas semanas, mas não terão todos os recursos e correções das versões Estáveis ​​padrão. Finalmente, para os usuários do Chrome OS, o Google diz que planeja oferecer suporte a "várias opções de versão estável" e terá mais para compartilhar com os administradores do Chrome OS sobre o assunto nos próximos meses.