A Google criou um projeto para aperfeiçoar o desempenho do Chrome e do Android diminuindo o consumo de recursos do sistema e tornando ambos mais estáveis e otimizados. No caso do navegador, o objetivo é torná-lo viável inclusive para computadores e laptops que possuem um hardware menos potente e com baixa quantidade de memória RAM.

Desempenho do Chrome

O Chrome é um dos melhores navegadores para PC, embora utilize uma quantidade excessiva de memória RAM se comparado com os demais, como o Microsoft Edge ou Opera, sendo que ambos utilizam a mesma plataforma e dispõem de um consumo otimizado de recursos do sistema.

Em computadores com um hardware inferior e Windows x32 bits é recomendável optar por outras opções de navegadores, visto que a baixa quantidade de RAM é um fator prejudicial para o desempenho do buscador da Google.

Uso do Chrome. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Uso do Chrome. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Na imagem acima é possível observar que o Chrome é responsável por utilizar cerca de 550 MB do dispositivo, mesmo que haja apenas três guias abertas. O consumo sobe ainda mais quando o usuário acessa sites de serviços de streaming, como o YouTube ou o Deezer, por exemplo.

Leia também:

Projeto PartitionAlloc

A empresa anunciou que está trabalhando no chamado 'PartitionAlloc', termo usado para se referir ao desenvolvimento de um projeto que visa diminuir o consumo de recursos do sistema e aumentar o desempenho do Google Chrome. O recurso é um alocador de memória, ou seja, atende solicitações do núcleo e gerencia às áreas que estão livres e ocupadas, dessa forma tornando o desempenho e busca pro processos mais rápidos. Suas outras funções incluem acelerar a inicialização do Chrome, carregar páginas da web internas com mais rapidez e reduzir o consumo de RAM.

O portal Windows Latest revelou que a Google está trabalhando nesse projeto desde o ano passado e planeja implementá-lo no Windows e Android. Relatórios apontam que os testes do PartitionAlloc na plataforma mobile mostraram que esta tecnologia pode melhorar o consumo de memória, desempenho e estabilidade na maioria dos ambientes de processo de GPU.

Processos no gerenciador de tarefas. Foto: Reprodução/Gizchina.
Processos no gerenciador de tarefas. Foto: Reprodução/Gizchina.

A equipe do Microsoft Edge que usa o projeto Chromium também está tentando reduzir o uso de recursos do navegador. No ano passado, o Windows 10 2004 adicionou um recurso chamado SegmentHeap, que deve reduzir a memória usada por aplicativos Win32 em até 27%. A versão Beta do Edge 88 em dezembro do ano passado adicionou suporte para abas suspensas. Pode reduzir abas inativas usando 32% da memória e 37% dos recursos da CPU.

Via