O Google trouxe para o Chrome uma série de atualizações e novos recursos ao longo dos últimos meses. O Google Chrome 87 em particular trouxe algumas coisas que entusiasmaram a todos.

A atualização prometia uma inicialização 25% mais rápida e um carregamento de páginas 7% mais veloz. Ele também entregou o carregamento instantâneo das páginas abertas com navegação para trás e para frente.

Em dezembro, o navegador também passou a oferecer a capacidade de fazer login e salvar a senha sem sincronizar. Isso tornou mais fácil para os usuários salvarem suas senhas sem ter que ter a sincronização do Chrome ativada.

Esta atualização é muito mais cosmética e não terá um grande impacto na forma como usamos o Chrome. No entanto, isso pode mudar a maneira como muitos de nós gerenciamos as guias em um navegador.

Google Chrome começa a testar novos recursos de guias

Existem duas funções distintas em teste no Google Chrome. A primeira é habilitar a rolagem de guias por meio de setas. Isso permitirá que os usuários tornem a barra de guias um pouco menos comprimida, permitindo que você tenha mais guias em movimento, que podem ser vistas com mais clareza.

Novos recursos de rolagem de guias permitiram melhor organização e leitura das guias abertas. (imagem: XDA)
Novos recursos de rolagem de guias permitiram melhor organização e leitura das guias abertas. (imagem: XDA)

O Firefox e o Safari têm recursos semelhantes, então o Chrome está apenas se alinhando com esses navegadores. Você pode ativar esse recurso via chrome://flags (ainda não acessível). Isso permite que você deslize pelas guias com o scroll do mouse por exemplo, bem como com os botões esquerdo e direito.

Além desse recurso, o Google também está testando diferentes larguras de guia no Chrome Canary 90. Quando a rolagem está ativada, você também pode reduzir as guias para largura de guia fixada, largura média e largura grande. Você também pode ativar a não redução.

Quando as guias são reduzidas, é praticamente impossível distingui-las umas das outras. Isso significa que ter as opções de largura média e grande disponíveis torna-se muito mais útil.

Neste estágio, não está claro quais recursos o Google usará. É possível que o Google possa criar uma variedade de opções para oferecer a capacidade de alterar a largura das guias e rolar por elas.

O Google trouxe grupos de guias no passado, mas eles não funcionam realmente para pessoas que têm muitas guias abertas ao mesmo tempo. Atualmente, não sabemos quando esses recursos estarão disponíveis, mas esperamos que eles sejam lançados em breve.