Assim como noticiamos aqui no Oficina da Net, ontem (01), a Apple anunciou uma extensão que permite gerenciar, criar e sincronizar senhas do iCloud Passwords direto pelo Google Chrome. O recurso que era bem visto pelos usuários dos dispositivos da Apple, teve um pequeno tempo de vida, já que a companhia suspendeu a função para o Chrome.

Hoje (2), a empresa de Cupertino voltou atrás, apesar de ter mostrado um leque de funções compatíveis com o navegador e principalmente com o Windows 10, por algum motivo desconhecido a atualização foi descontinuada e revertida para a versão anterior. Isso significa que a versão 12.0 do recurso não está mais disponível, e consequentemente voltou retornou para a 11.6.32.0. O mais curioso é que não houve um motivo informado!

Leia também:

Será uma falha?

Embora a empresa não tenha afirmado o motivo exato para a retirada da atualização, algumas fontes alegam que isso pode estar relacionado a possíveis falhas. Alguns dizem que o sistema do iCloud Passwords para computador não estava conseguindo autenticar as credenciais de acesso dos usuários, e em muitas vezes nem sequer abria.

Obviamente que, se esse for realmente o motivo, podemos esperar que a Apple tirou a versão do ar para conseguir corrigir as falhas, para mais tarde lançá-la novamente para o público. Isso responde por exemplo o porquê de tanta pressa, já que os dados dos usuários estavam em risco.

De qualquer forma, parece que essa teoria realmente se tornará realidade, já que o descritivo "O que há de novo" ainda exibe a informação de "Compatibilidade com a extensão iCloud Passwords para Google Chrome". Contudo, não há nenhuma previsão para a retomada do recurso no momento.

Via