Segundo os desenvolvedores da Google, o navegador Chrome ganhou grandes melhorias na última atualização que saiu nesta semana. Segundo a empresam houve um grande ganho de desempenho comparado as atualizações que foram disponibilizadas nos últimos anos.

O diretor de produto do browser Chrome, Matt Waddell, diz:

"A atualização deste mês representa o maior ganho em desempenho do Chrome em anos."

A primeira melhoria está relacionada as guias, onde agora o navegador irá priorizar a guia que está ativa no momento. Isso significa que o processador não precisará se preocupar com a execução de tantas tarefas como antes, reduzindo assim, segundo os desenvolvedores, o uso da CPU em até 5x, aumentando a duração da bateria em até 1,25 horas (baseado em testes internos da Google). Foi dito pela Google:

"Fizemos isso sem sacrificar os recursos de segundo plano com os quais os usuários se preocupam, como reproduzir música e receber notificações."

Além do aprimoramento de funcionamento do Chrome citado acima, houve também uma melhora de 25% em relação ao tempo que o navegador demorava para abrir. Além disto, o browser agora é capaz de abrir sites 7% mais rápido. Os desenvolvedores dizem que o navegador consegue "fazer tudo isso usando menos energia e RAM que antes".

Busca por abas

Outra novidade interessante que está sendo implementada é a busca por abas. A novidade está sendo lançada inicialmente nos Chromebooks e será disponibilizada posteriormente para as versões do navegador para desktop.

"Agora você poderá ver uma lista de suas guias abertas - independentemente da janela em que estejam - e, em seguida, digitar rapidamente para encontrar a que você precisa."

Barra de endereço irá executar ações no navegador

Outro ponto interessante é que agora a barra de endereço para a escrita de sites ou termos de busca poderá executar ações no Chrome.

"Por exemplo: quando você digita "editar senhas" ou "excluir histórico", agora você pode executar uma ação diretamente na barra. Nosso primeiro conjunto de ações - disponível inicialmente para desktop - concentra-se na privacidade e segurança, para que você possa aumentar sua tranquilidade com alguns cliques."

Cartões

Outra funcionalidade interessante será os "cartões", que aparecerão ao abrir uma nova guia no Chrome.

"Para ajudá-lo a voltar para atividades como planejar uma refeição, pesquisar um presente de feriado ou relaxar com um vídeo, em breve adicionaremos cartões à sua página nova guia no Chrome. Clicar neles levará você a conteúdos recentemente visitados e relacionados na web e poupará seu tempo no processo."

Os cartões citados acima irão aparecer somente para alguns usuários por enquanto. Segundo a Google, a função será disponibilizada para todos em 2021.

O que achou das novidades que estão sendo implementadas no navegador Chrome? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!