Recentemente a Google anunciou que seu navegador para smartphones, o Chrome, irá agora alertar os usuários caso alguma conta estiver comprometida. Com o novo sistema de proteção do navegador, disponível na próxima atualização do Chrome 86, a pessoa irá receber uma notificação dizendo que determinada senha foi exposta e será fornecido um link para alterar a combinação de números, letras e símbolos.

O gerente de produto sênior do Google Chrome, AbdelKarim Mardini, diz:

"As senhas costumam ser a primeira linha de defesa de nossas vidas digitais. "Hoje, estamos melhorando a segurança das senhas em dispositivos Android e iOS, informando se as senhas que você pediu ao Chrome para lembrar foram comprometidas e, em caso afirmativo, como corrigi-las."

Com relação a privacidade, os usuários não precisam se preocupar, segundo a Google, com o compartilhamento de informações confidenciais com a empresa. De acordo com a companhia, o que ela recebe é uma forma criptografada de seus nomes de usuários e senhas para verificar as credenciais comprometidas.

Imagem ilustrativa. Fonte: Scyther5 / Shutterstock
Imagem ilustrativa. Fonte: Scyther5 / Shutterstock

Segurança

Além da novidade citada acima, a Google também anunciou outros recursos novos como, por exemplo, o Safety Check, que irá informar aos usuários se a navegação segura está ativada e se a versão do navegador Chrome que a pessoa está utilizando possui as proteções de segurança mais recentes.

Muitas desenvolvedoras de navegadores estão optando por utilizar um gerenciador de senhas para proteger informações confidenciais, facilitando assim o inconveniente problema de lembrar das diversas senhas criadas a toda hora nos sites e serviços.

O que você achou das novidades que estão sendo trazidas pelo Google para seu navegador Chrome para Android e iOS? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!