O Google Chrome é o navegador padrão da gigante das buscas e um dos mais utilizados do mundo já há um bom tempo. Mas um problema que sempre irritou muita gente, é a demora de resposta, que muitas vezes sobrecarregam a memória RAM do dispositivo, sendo um dos principais vilões de um bom desempenho.Mas isso está mudando a partir de agora, já que a empresa anunciou uma nova atualização, garantindo melhor performance.

O Chrome 89 é a versão mais recente do browser e está disponível para download nos dispositivos que rodam os sistemas Windows, macOS e Android. No blog voltado para as funções e novidades do navegador, o Google explicou que "cavou profundamente no núcleo do Chrome, atualizando a forma como alocamos e descartamos memória e até mesmo como construímos, empacotamos e executamos o Chrome". Com isso, o browser promete ser mais rápido e "eficiente em termos de memória".

Leia também:

Google Chrome mais rápido no Windows e macOS

A versão 89 pode ser instalada no Windows, e a melhora é claramente visível. De acordo com os testes que o próprio Google realizou, o tempo de resposta está em pelo menos 9% mais rápido e tem economizado aproximadamente 22% de memória RAM.A companhia ainda fala sobre uma melhora de 8% no renderizador e 3% na GPU.

No macOS, o relatório fala sobre uma economia de até 8% no conjunto de memória RAM, o que impacta diretamente numa melhor administração do browser sob as guias, funções, planos de fundos e outros recursos que rodam em segundo plano. Esta melhora também é visível na temperatura dos dispositivos, que segundo o Google, a partir do momento que menos memória RAM é consumida, consequentemente mais silencioso é o comportamento do hardware, tornando a temperatura interna mais baixa.

A Google ainda explica que o Chrome se tornou mais inteligente com esta última atualização, e que agora utiliza apenas 100 MiB por guia, cerca de 20% mais eficiente em alguns sites populares, e melhor administrador no consumo e descarte de memória.

Como atualizar?

Com o Chrome aberto, clique nos três pontinhos localizado no canto superior direito da tela, logo abaixo dos botões de fechar, maximizar e minimizar. Em seguida clique em Configurações.

Como atualizar o Google Chrome no Windows. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
Como atualizar o Google Chrome no Windows. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)

Uma nova aba será aberta com várias opções do lado esquerdo da tela. Procure e clique em Sobre o Google Chrome. Em seguida, será exibida a sua versão atual, e caso não tenha sido instalada o update 89, um botão de atualização deverá ser exibido.

A versão mais atualizada é a 89.0.4389.82. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
A versão mais atualizada é a 89.0.4389.82. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)

Google Chrome mais rápido no Android

No caso do Android, o Chrome conta com um processo de visualizar a página antes mesmo de ser aberto, como uma espécie de guias congeladas. Assim, o browser pode abrir as páginas pelo menos 13% mais rápido e um consumo de memória RAM 5% melhor.

O vídeo abaixo demonstra o poder de agilidade do Chrome 89;

Vídeo incorporado do YouTube

Apesar do Chrome estar disponível para iOS, a empresa não falou sobre o desempenho e atualização para esta plataforma.

Como atualizar?

A forma mais simples é procurar pelo Google Chrome na Play Store, e caso o update esteja disponível para download, basta pressionar sob o botão verde Atualizar.

Como atualizar o Google Chrome no Android. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
Como atualizar o Google Chrome no Android. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)