Em comemoração dos 10 anos desde que seu primeiro Chromebook foi lançado, o Google está liberando uma grande atualização do sistema Chrome OS, proporcionando maior integração entre os outros dispositivos do ecossistema da empresa como monitoramento remoto, além de funcionalidades generosas para seus usuários.

O Chrome OS 89 está sendo enviado aos usuários aos poucos, e em breve deve ficar disponível para todas as regiões onde ele é comercializado. Para atualizar não precisa clicar em nada, ela é feita automaticamente, assim que estiver disponível para o dispositivo em questão, e entrando em vigor após a sua próxima reinicialização.

Funções do Chrome OS 89

O Phone Hub é um recurso que basicamente reserva uma área dentro do sistema para controle de funções que normalmente são feitas por um smartphone, como ler e enviar mensagens de textos, ativar o modo silencioso do aparelho, ou até mesmo listar as abas abertas pelo Chrome do celular.

Outro recurso interessante é a possibilidade de gravar tudo que acontece na tela de forma nativa, ou seja, uma função exclusiva do sistema que pode ser acionada a qualquer momento, além de contar um um menu simples para ajustes na hora da gravação. Nessa área onde é possível localizar o ícone com a função de gravação, podemos encontrar também novos controles de mídia que rodam no Android ou pelo Chrome.

Com o sistema Wi-Fi Sync é possível conectar o Chromebook em redes conhecidas pelo smartphone Android, sem a necessidade de digitar a senha novamente. Isso garante maior integração entre os dispositivos e funciona basicamente da mesma forma que os produtos da Apple com sistemas iOS e macOS.

Também foi inserido a função Nearby Share para o compartilhar arquivos entre usuários de forma simplificada, além de um novo menu para colar itens copiados, sendo possível guardar os cincos últimos conteúdos para uma maior agilidade para encontrar as informações pertinentes a cada destino. Se você clicar com o botão direito em uma palavra, o sistema poderá sugerir respostas rápidas, como conversão de moeda, definição da palavra ou tradução de idioma.

Palavras copiadas podem ser guardadas e depois visualizadas para melhor praticidade. (Imagem: Reprodução / Google)
Palavras copiadas podem ser guardadas e depois visualizadas para melhor praticidade. (Imagem: Reprodução / Google)

Por fim, o sistema ganhou um novo visual com ícones em formato circular, assim como já acontece no Android para smartphones. O changelog ainda fala sobre o comportamento do sistema ao reiniciar que restaura todas as abas automaticamente, além de novos aplicativos chegando e um conversor de texto que pode ser alterado a velocidade de narração.

Leia também:

10 anos de Chromebook

É verdade que o Google desenvolveu o primeiro Chromebook em 2010, mas ele apareceu nas prateleiras somente em 2011, com o nome CR-48. Esse dispositivo apresentava seu potencial no mercado, concorrendo diretamente com outras fabricantes que produziam os notebooks de tamanho reduzido, conhecidos na época como netbooks.

A atualização do sistema Chrome OS 89 marca os 10 anos de trajetória, onde apresentou diversos upgrades em relação a software, hardware e cada vez mais inovadores. Com integração a dispositivos Android, o seu ecossistema fica ainda maior e bate de frente com outras grandes empresas do ramo.