Para quem tem um dispositivo da Apple, certamente se familiariza com a assistente virtual, a Siri. Em suma, por meio dela, você pode fazer/controlar diversas ações, através do comando de voz. Através da Siri, você pode saber a previsão do tempo e temperatura atual, saber como está o jogo do seu time, se inteirar sobre as notícias do dia, entre outras funções.

O funcionamento da Siri se assemelha muito a Alexa, a assistente virtual da Amazon, que também se tornou muito popular e queridinha entre os brasileiros. Inclusive, muitas pessoas preferem usar a Alexa do que a Siri. Ou ainda, a Google Assistente.

Felizmente, existe uma forma de mudar a Siri por um outro assistente, seja do Google ou da Amazon. Sendo assim, confira abaixo, como funciona esse processo de substituição no iPhone.

Como substituir a Siri pelo Assistente do Google no iPhone?

Em suma, o assistente mais integrado entre a Siri e a Alexa, é o Assistente do Google. Para ativar o mesmo no seu iPhone, o passo a passo é o seguinte:

  1. Abra a App Store do seu iPhone;
  2. Em seguida, faça o download do aplicativo gratuito do Google Assistente, ou ainda, clique neste link;
  3. Depois disso, é necessário entrar na sua conta do Google, apertar no botão do microfone, que está na parte inferior central e iniciar uma conversa. Em suma, a recomendação é mover o aplicativo Google Assistente dentro do Dock para iPhone para tê-lo sempre à mão.

A partir da aplicação "Comandos", você pode ativar um atalho para que o iPhone reconheça o comando "Ok google" também no celular. Abaixo, confira como funciona esse processo. Mas lembre-se: ele só vai funcionar depois que você configurar o Google Assistente no seu celular.

  1. Abra o aplicativo "Comandos";
  2. Em seguida, role para baixo e crie um novo comando rápido;
  3. Depois disso, clique na barra de pesquisa na parte inferior para pesquisar "Assistente Google";
  4. Feito isso, adicione a entrada "Ok Google" clicando nele e ative "Mostrar ao executar";
  5. Logo após, continue com "Próximo" acima à direita;
  6. Posterior a isso, escreva no campo de texto "Ok Google";
  7. Por fim, conclua com "O fim" acima à direita.

Após realizar as etapas acima, ligue a Siri e diga a frase. "Ok Google". Assim, o assistente será ativado e estará pronto para ganhar as solicitações.

Como substituir a Siri pela Alexa no iPhone?

Ademais, você também pode substituir a Siri pela Alexa. Para isso, é necessário baixar o aplicativo gratuito da Alexa, na App Store. Entretanto, você não vai conseguir criar um atalho avançado para a Alexa, como é possível fazer no caso do Assistente do Google.

Sendo assim, após baixar o app, você deverá fazer o login com a sua conta da Amazon, e usar o assistente apenas depois de abrir o aplicativo. Apesar disso, a recomendação é ainda assim, mover o aplicativo para o dock para um acesso mais rápido é válido.

E mesmo que seja mais inconveniente, você pode seguir ligando para a Siri, repetir o comando "Abrir Alexa", clicar no ícone da Alexa no app, e começar a conversar com a assistente. Vale ressaltar ainda, que durante a configuração, você terá que escolher o item "Configure o aplicativo Alexa" e não "Configurar um Amazon Echo".