Os controles ativados por voz estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas nos dias de hoje. Inclusive, é possível controlar os seus eletrodomésticos do cotidiano, por meio de dispositivos domésticos inteligentes, como a Alexa.

E com o ar condicionado não é diferente. Inclusive, é comum ver alguns modelos de ACs inteligentes que são controlados através da Alexa. Porém, você pode se perguntar: "Como conectar a Alexa a um ar condicionado?".

Ao fazer a conexão entre os dois aparelhos, é possível ter muito mais praticidade e conforto no dia a dia. Sendo assim, confira abaixo, como fazer a conexão entre os dois aparelhos.

O que é Alexa?

Em suma, a Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon. Assim como os outros modelos de assistentes disponíveis no mercado, ela é capaz de compreender perguntas, e ordens feitas por seres humanos. Inclusive, ela consegue formular respostas, bem como fazer comandos de forma eficiente.

O dispositivo pode ajudar em tarefas simples, como configurar alarmes para você acordar, tocar músicas e podcasts, bem como informar sobre o tempo e as condições de trânsito. Ademais, ela pode organizar a sua agenda, e até mesmo auxiliar na cozinha, mostrando receitas e modo de preparo com alimentos.

Ao contrário de outros softwares inteligentes, ela tem o benefício de não estar atrelada a somente um sistema operacional. Outra grande vantagem que a Alexa tem, é a capacidade de se conectar com um número de produtos inteligentes, por meio da IoT (Internet das Coisas).

Sendo assim, o usuário pode pedir um grande número de comandos para o dispositivo, como "Alexa, ligue a luz". E imediatamente, ela se comunica com a lâmpada e liga a mesma, desde que ela tenha tecnologia IoT e esteja conectada na mesma rede da Alexa, é claro.

Há também, atualmente diversos produtos inteligentes que a Alexa pode interagir, tais como a geladeira, o micro-ondas, as TVs, os sistemas de som, as fechaduras e os termostatos. Inclusive, um dos aparelhos onde você pode fazer essa conexão, e automatizar os comandos, é o ar-condicionado. Abaixo, confira os detalhes.

Como conectar a Alexa no seu ar condicionado?

Abaixo, confira um passo a passo bem simples para que você consiga automatizar o seu ar-condicionado. Entretanto, é necessário destacar que o seu aparelho necessita vir com a tecnologia infravermelho de fábrica que possibilita essa conexão com assistentes virtuais.

1. Realize o download e crie contas nos aplicativos

Antes de mais nada, baixe no seu celular o aplicativo da Alexa e do modelo de ar-condicionado que você tem, caso a fabricante disponibilize um. Em seguida, você precisa criar contas de registro com as suas informações em ambos os apps.

2. Adicione o seu ar-condicionado nos aplicativos

Você deve achar o seu aparelho no aplicativo da fabricante do ar-condicionado. Logo após, configure o seu dispositivo no app da Alexa.

3. Ative o aparelho

Em suma, você precisa ativar o aparelho no app da fabricante do ar-condicionado. Para isso, é necessário acessar com o seu login e senha cadastrados anteriormente.

4. Realize testes

Após ter feito esses passos, ambos dispositivos devem estar conectados. Assim, você já pode começar a dizer comandos para que a Alexa controle o ar-condicionado por você.

E se o ar-condicionado não tiver conexão com a Alexa?

Se o seu ar-condicionado não tiver tecnologia para fazer comunicações diretas com os assistentes virtuais, há uma adaptação que pode ser feita para que você possa automatizar o seu dispositivo.

Antes de mais nada, é necessário comprar um adaptador, que vai atuar como um intermediador entre o seu aparelho e a Alexa. Ao adquirir um e instalar o mesmo, seguindo os passos do seu manual. Após ter ligado, faça a conexão com o seu ar-condicionado, e depois com a Alexa.

Em suma, esses passos são simples e intuitivos. Depois concluir as duas conexões, teste os comandos para ver se já é possível ligar ou desligar o aparelho com a Alexa.