Se ter uma Alexa é bom, ter várias Alexa's em casa é melhor ainda. Isso porque os dispositivos Amazon Echo se conectam entre si. Você pode, por exemplo, utilizar o recurso de 'Multi-room audio', o que significa áudio distribuído em vários ambientes.

Nos dispositivos da Amazon, é possível transmitir música simultaneamente em vários alto-falantes, e assim escutar música na casa inteira. É possível escutar músicas através dos serviços de streaming Amazon Music, Apple Music, Apple Podcasts, Spotify e Tuneln.

Importante lembrar que o suporte ao Multi-room audio só funciona se você estiver ouvindo um único fluxo de música em vários alto-falantes. Se você quiser ouvir mais de um fluxo ao mesmo tempo, você terá que usar um plano família ilimitada da Amazon.

O que você precisa para ouvir música com o recurso Multi-Room

Para que o recurso Multi-Room funcione, você precisará ter um dispositivo Echo, Echo Dot ou Echo Show — o Echo Tap e o Fire TV não são suportados, nem os alto-falantes de terceiros mesmo que compatíveis com a Alexa.

Além disso, todos os seus alto-falantes Echo precisam estar conectados na mesma rede Wi-Fi. Você também precisará de uma conta Amazon Prime Music ou Amazon Music Unlimited.

O plano Music Unlimited custa R$ 16,90 por mês e você pode fazer um teste por 30 dias grátis, podendo cancelar a qualquer momento. Já o plano Music Unlimited Família permite escutar simultaneamente em até 6 contas Amazon, em diferentes grupos de alto-falantes.

Como ouvir música simultaneamente em vários dispositivos Alexa

1. Para configurar o Multi-room audio, abra o aplicativo Alexa e selecione a aba Dispositivos, no canto inferior direito;

2. Toque no ícone + no canto superior direito e selecione Adicionar Grupo;

3. O aplicativo lhe dará duas opções, escolha Combinar Cômodos ou Grupos;

4. O aplicativo vai informar que na próxima tela, você deverá dar um nome para a área e adicionar cômodos ou grupos. Clique em Avançar;

Créditos: Reprodução / Aplicativo Alexa para iOS.
Créditos: Reprodução / Aplicativo Alexa para iOS.

5. O aplicativo, então, solicitará que você crie um grupo, facilitando o controle da reprodução de música dizendo coisas como "Alexa, toque música lá em cima" em vez de chamar alto-falantes individuais.

Para isso, você pode escolher dentre as opções oferecidas, como Andar de Cima, Andar de Baixo ou Andar Principal. Após escolher o nome que mais se adequa, clique sobre ele e depois em Avançar;

6. Depois de criar o grupo, adicione os dispositivos desejados e clique em Avançar e depois em OK.

Créditos: Reprodução / Aplicativo Alexa para iOS.
Créditos: Reprodução / Aplicativo Alexa para iOS.

Como reproduzir música em vários Echos da Amazon

Usar o recurso Multi-room audio é muito simples. Após você criar seus grupos, de acordo com as suas necessidades, basta informar à Alexa onde você quer que a música toque.

Por exemplo, eu tenho dois dispositivos que ficam no mesmo andar, então configurei um grupo chamado Andar Principal. Para que a minha música toque nesses dois dispositivos, eu posso dizer "Alexa, reproduza o Spotify no Andar Principal", e a música vai tocar nos dois dispositivos Echo configurados.

Você também pode especificar qual serviço deseja usar para reproduzir a música dizendo o nome dele (por exemplo, Spotify ou Amazon Music).

Ou seja, uma vez que o recurso Multi-Room esteja configurado, tocar música é tão simples quanto emitir um comando de voz simples. Entretanto, o recurso não funcionará com conexões Bluetooth, pois as mesmas são desativadas durante o uso.