A Alexa já é uma grande conhecida de muitos brasileiros, e por que não, grande amiga? Afinal, com ela acordamos de manhã, ficamos sabendo das notícias, da previsão do tempo, dos nossos compromissos e até nos divertimos com suas piadas e imitações. Mas a grande novidade é que a Alexa agora pode ser homem. E seu nome no masculino é Ziggy. Saiba como funciona para ativar a voz masculina na Alexa da sua casa.

Primeiramente, cabe ressaltar que a funcionalidade ainda não está disponível no Brasil. O Ziggy foi lançado primeiramente nos Estados Unidos. Mas já estamos disponibilizando o tutorial de como ativar a voz masculina na Alexa, para que assim que a novidade estiver disponível para o Brasil, você saiba como fazer o processo.

Amazon lança o Ziggy, a versão masculina da Alexa

A nossa querida assistente digital Alexa agora tem uma nova opção de nome - Ziggy - e uma nova voz masculina. O mais legal é que você pode misturar - e remixar - as duas opções como quiser, já que há configurações separadas para voz e palavra de vigília (e uma não está ligada à outra).

A Alexa já tinha vários outros nomes possíveis. Você poderia chamá-lá de "Amazon" ou "Echo", bem como "Alexa". Entretanto, "Ziggy" é o primeiro nome a aparecer como uma opção além de "Alexa".

Embora a maioria das pessoas acredite que "Ziggy" é um personagem "masculino", é muito possível que a Amazon tenha pensado na persona Ziggy Stardust de David Bowie, uma andrógina alienígena do futuro, enviada para ajudar a Terra.

Também pode ser que Ziggy seja uma homenagem ao computador da série Quantum Leap. Ao longo da série, os personagens usam pronomes masculinos. Quando este Ziggy fictício finalmente recebeu uma voz, no entanto, foi dublado por uma mulher. Na dúvida, ao perguntar a Alexa se ela é homem ou mulher, ela vai dizer: "Como IA, eu não tenho um gênero."

Como mudar a palavra de vigília do seu Echo para 'Ziggy'

Como dissemos anteriormente, ainda não está disponível no Brasil a opção Ziggy, mas assim que estiver, você pode seguir o tutorial abaixo para fazer a alteração.

A palavra de despertar o Amazon Echo é o nome que você diz em voz alta para chamar a assistente de voz digital. Os passos são os mesmos se você quiser mudá-lo para Ziggy ou qualquer outra opção.

Há a maneira mais fácil é dizer, "Alexa (ou qualquer outra palavra de ativação), pedir pra ela mudar sua palavra de despertar e, em seguida, responder a uma das escolhas que a Alexa lhe dá.

Já a maneira mais difícil é a seguinte:

  1. Abra o aplicativo Alexa;
  2. Clique em Mais na barra de menu inferior e depois em Configurações;
  3. Toque em Configurações do dispositivo;
  4. Agora toque no dispositivo que você deseja alterar;
  5. Clique na opção Palavra de ativação;
  6. Escolha a opção de nome que deseja usar como palavra de ativação.
Como mudar a palavra de ativação da Amazon Echo.
Como mudar a palavra de ativação da Amazon Echo.

Como trocar a voz do seu Echo (com qualquer palavra de ativação)

Assim como com a palavra de ativação, há uma maneira fácil de alterar a voz do Echo. Basta dizer "Alexa, mude sua voz." Seu dispositivo Echo confirmará o uso da nova voz. Se mudar para a voz masculina, você deverá mudar a palavra de ativação também.