Hoje em dia, o smartphone é uma ferramenta crucial para o ser humano. Através dele, a pessoa se comunica com amigos, família, e mundo, bem como se inteirar sobre as notícias do que acontece ao seu redor, e realiza operações financeiras.

Diante disso, um dos momentos mais angustiantes em meio a era tecnológica, é quando o smartphone para de funcionar de uma hora para outra. Em suma, existem algumas situações associadas ao problema, que podem fazer a tela do dispositivo iPhone parar de responder ao toque. Ou ainda, se comportar de forma estranha, o que atrapalha o uso geral do aparelho.

Esses casos podem ter relação com o hardware do aparelho, como defeito do componente físico, ou falha de software, bugs de um certo aplicativo, ou do sistema operacional. Para solucionar isso, vamos elencar abaixo, algumas dicas que podem ser interessantes para tentar resolver os comportamentos estranhos da tela do iPhone.

A tela do meu iPhone parou de funcionar. O que fazer?

Em suma, existem algumas dicas do que fazer para tentar solucionar o problema na tela do seu iPhone. Sendo assim, confira abaixo, os detalhes.

1. Reinicie o iPhone

A primeira coisa que você pode fazer nestes casos, é tentar reiniciar o aparelho. Embora seja uma medida simples, ela pode resolver conflitos com aplicativos, ou software, bem como solucionar o problema do toque na tela.

Sendo assim, se você não conseguir desligar o aparelho pelo método tradicional, é necessário seguir as orientações abaixo, para forçar a reinicialização do modelo do seu aparelho:

  • iPhone X, 11, 12 ou 13: pressione e solte o botão de elevar o volume, pressione e solte o botão de reduzir o volume. Feito isso, pressione o botão lateral. Solte o mesmo quando o logo da Apple aparecer na tela.
  • iPhone SE (2ª ou 3ª geração), 8, 7 ou 6: pressione e solte o botão de elevar o volume, pressione e solte o botão de reduzir o volume. Depois disso, pressione o botão lateral. Por fim, solte o botão quando o logo da Apple aparecer na tela.
  • iPhone SE (1ª geração), 5 ou modelos anteriores: pressione o botão de liga/desliga e o Home (Início) ao mesmo tempo. Feito isso, solte os mesmos somente quando o logo da Apple surgir na tela.

2. Realize uma limpeza na tela

Por mais incrível que pareça, diversos problemas referentes ao mau funcionamento do iPhone podem surgir por conta do acúmulo de poeira, detritos ou água nos componentes físicos.

Além disso, se recorde que o dedo úmido pode atrapalhar o toque da tela. Sendo assim, remova a umidade das mãos, e faça uma boa limpeza na tela, bem como nas entradas do dispositivo.

3. Desconecte os acessórios e os cabos do seu iPhone

Mesmo que pareça algo improvável, às vezes uma capa ou película pode prejudicar o toque do iPhone. Sendo assim, remova qualquer cabo conectado ao aparelho, pois se estiver encaixado em uma tomada ou entrada USB ruim, isso pode estar causando o mau funcionamento do toque.

4. Resfrie o seu iPhone

Um iPhone usado debaixo do sol por muito tempo, pode esquentar demais os componentes de hardware do aparelho, e assim, atrapalhar o funcionamento da tela. Nesse caso, deixe-o na sombra por alguns minutos, e volte a usá-lo de novo quando estiver com a carcaça em temperatura amena.

5. Atualize os aplicativos e o iOS do seu iPhone

Se o problema do toque estiver relacionado a falha de software, tenha certeza de que os aplicativos da App Store e o iOS estão atualizadas. Caso o problema persista por conta de um aplicativo de terceiros, entre em contato com o desenvolvedor, para denunciar o problema, ou apague o mesmo do seu dispositivo.

6. Redefina o iPhone para as configurações de fábrica

Em suma, redefinir as configurações do iOS para os padrões de fábrica é o método mais drástico para resolver um bug persistente. Sendo assim, realize essa medida somente se atualizar ou remover aplicativos não estiver solucionando o problema.

7. Acione o Suporte da Apple

Se você realizou todas as dicas acima, e não resolveu o problema, a melhor forma de resolver o defeito da tela é buscar um serviço de conserto em uma assistência técnica autorizada ou consultar o Suporte da Apple.