O mês de junho já está terminando e por incrível que pareça, podemos dizer que metade do ano já se foi. Dentre os diversos lançamentos de celulares no mercado mundial que tivemos durante esse primeiro semestre, alguns novos modelos deram as caras durante esta semana.

Temos a Samsung que começou a semana anunciando o Galaxy M32, aparelho intermediário com foco em bateria, além das chinesas Xiaomi e Realme que juntas trouxeram três novos aparelhos para o mercado brasileiro. Você se lembra de todos eles?

Celulares lançados nesta semana

Samsung Galaxy M32

Com foco em bateria, o Galaxy M32 foi anunciado no mercado indiano logo no começo desta semana. Depois de muitos rumores, o aparelho foi finalmente oficializado, e suas especificações incluem uma tela AMOLED de 6,4 polegadas com resolução FHD+, taxa atualização de 90Hz, taxa de brilho de 800 nits, e um entalhe em formato de gota que a Samsung costuma chamar de Infinity-V para alojar a câmera frontal.

Samsung Galaxy M32. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Samsung Galaxy M32. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Ele vem equipado com o chipset MediaTek Helio G80, aliado a configurações de 4GB ou 6GB de RAM, mais 64GB ou 128GB de armazenamento interno. Se necessário, o usuário pode expandir este espaço com a ajuda de um cartão microSD.

O Galaxy M32 dispõe de um total de cinco câmeras, sendo uma frontal de 20MP e outras quatro na traseira sendo organizada em um módulo quadrado similar a um cooktop. O conjunto consiste em uma principal de 64MP, mais uma ultrawide de 8MP, uma macro de 2MP e outro sensor com mesma resolução de 2MP para captação de dados de profundidade.

A bateria de 6.000 mAh - grande destaque do aparelho - é capaz de suportar cargas rápidas de até 25W. Ele ainda possui leitor de digitais lateral, conector P2 para fones de ouvido, rodando Android 11 sob a interface One UI 3.1. Por enquanto, ele está disponível apenas no mercado indiano e pode ser encontrado pela Amazon local a partir do dia 28 de junho.

No Brasil, não há informações sobre sua chegada, mas isso não deve demorar para acontecer, já que recentemente ele foi visto recebendo a certificação de conformidade emitida pela Anatel.

Ficha técnica: Samsung Galaxy M32

Samsung Galaxy M32 - Veja aqui a ficha técnica completa

Xiaomi Redmi Note 10 5G

O Redmi Note 10 5G, anunciado para o mercado chinês no final de maio passado, chegou ao Brasil nesta terça-feira (22). Além da conectividade 5G, o aparelho conta com tecnologia NFC, sensor infravermelho, conector P2 para fones de ouvido, suporte para dois chips de operadora e carregador incluso na caixa.

Xiaomi Redmi Note 10 5G. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)
Xiaomi Redmi Note 10 5G. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)

O aparelho conta uma tela de tipo IPS com tamanho de 6,5 polegadas, resolução Full HD e taxa de atualização de 90Hz, um diferencial diante de outros concorrentes da mesma categoria. No departamento interno temos o processador MediaTek Dimensity 700 e opções de memória com 4GB ou 6GB de RAM, mais 64GB ou 128GB de armazenamento interno.

As câmeras do Redmi Note 10 5G somam um total de quatro câmeras, sendo uma frontal de 8MP para utilização em selfies e videochamadas, mais um módulo triplo na traseira que consiste em uma principal de 48MP, acompanhada de uma macro de 2MP e outra de mesma resolução para captação de dados de profundidade de campo.

Com essa ficha técnica, a Xiaomi garante até dois dias de uso sem a necessidade de recarregar durante este tempo, já que sua bateria possui tanque de 5.000 mAh. O carregador incluso na caixa possui potência de 22,5W, apesar do aparelho possuir suporte para cargas de até 18W. Segundo a fabricante, o Redmi Note 10 5G pode ser totalmente carregado em menos de 1 hora e meia.

Ficha técnica: Xiaomi Redmi Note 10 5G

Xiaomi Redmi Note 10 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Realme 8 Pro

Em um mesmo dia, a Realme realizou um evento no Brasil para anunciar dois smartphones para o público brasileiro. O primeiro deles se trata do Realme 8 Pro, dispositivo que integra bom hardware e que inclusive já foi testado em jogos pelo Oficina da Net. Confira o vídeo;

Vídeo incorporado do YouTube

Equipado com o processador Snapdragon 720G, o modelo possui opções de memória RAM com até 8GB, mais 128GB de armazenamento interno. Sua tela trata-se de um painel Super AMOLED de 6,4 polegadas, com resolução Full HD+ e proporção 20:9.

O Realme 8 Pro esbanja robustez com sua câmera principal com resolução de 108MP, aliado de uma ultrawide de 8MP e dois sensores adicionais de 2MP cada, para utilização em fotos macro e profundidade de campo, totalizando assim quatro sensores, que podem ser utilizados em gravações de vídeos com resolução de até 4K a 30 quadros por segundo (FPS). Para selfies e videochamadas, a câmera frontal possui resolução de 16MP.

Realme 8 Pro já foi testado pelo Oficina da Net. (Imagem: Oficina da Net / Fotógrafo: Nicolas Muller)
Ele já foi até testado pelo Oficina da Net. (Imagem: Oficina da Net / Fotógrafo: Nicolas Muller)

Apesar da super câmera, o destaque mesmo está no departamento energético. Durante a apresentação, a Realme, empresa que pretende chegar ao Top 3 do Brasil em até 5 anos, destacou a bateria do Realme 8 Pro que possui tanque de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 50W, aliado de um carregador de 65W incluso na caixa, que incrivelmente é capaz de carregar 100% da bateria em menos de uma hora.

Ficha técnica: Realme 8 Pro

Realme 8 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa

Realme C25

Além do Realme 8 Pro, a fabricante chinesa trouxe também o Realme C25, modelo de entrada com destaque para bateria que pode durar até dois dias longe da tomada e construção que garante boa durabilidade e resistência a choques e impactos comuns.

realme C25. (Imagem: Reprodução / realme)
Realme C25. (Imagem: Reprodução / Realme)

O Realme C25 possui uma tela IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD, taxa de atualização de 60Hz e uma câmera frontal de 8MP alojada no topo do display. O desempenho do aparelho depende do processador Helio G70 da MediaTek, e configurações únicas de memória com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento.

Apesar de modesto, três câmeras são organizadas na traseira, sendo uma principal de 48MP, uma macro de 2MP e, por fim, mais uma de 2MP para captação de dados de profundidade de campo. A bateria possui tanque de 6.000 mAh e é o grande destaque do C25. Ela ainda suporta carregamento rápido de 18W e pode ser utilizado por até dois dias seguidos.

Outro destaque do Realme C25 está na sua durabilidade, pois é um celular com certificação TÜV Rheinland. Isso significa que ele passou por uma série de testes de ambiente externo, como queda e uso de botões para checar sua resistência. Na sua apresentação para o mercado brasileiro, Marcelo Sato, gerente de vendas da Realme Brasil, destacou essa resistência ao conseguir quebrar uma noz com a tela do aparelho, e provando que apesar de simples, ele é realmente duro na queda.

As demais especificações incluem entrada para fones de ouvido, porta USB-C, suporte para redes 4G, Bluetooth 5.0, leitor de impressões digitais na traseira, suporte para utilização de dois chips de operadora e Android 11 rodando sob a interface Realme UI 2.0.

Ficha técnica: Realme C25

Realme C25 - Veja aqui a ficha técnica completa

E o que vem por aí?

Na semana passada, a OnePlus anunciou o Nord N200 5G e Nord CE 5G, o que significa que são mais dois modelos disponíveis para o público ao mesmo tempo em que são dois lançamentos a menos para se preocupar. Ainda existem grandes lançamentos aguardados para o restante do ano, e alguns podem ser oficializados mais cedo do que imaginamos.

O Huawei P50 com certeza não é um deles. O modelo deveria ter sido anunciado há pelo menos três meses, mas até agora não houve nenhuma movimentação da gigante chinesa. Uma boa notícia ou não é que fontes tem afirmado que o seu lançamento será realizado antes de setembro. O Honor 50 vive no mesmo dilema, mas a expectativa é que ela seja anunciada ainda em junho. Vamos aguardar para saber se acontece na próxima semana, isto é, a última de junho.

Apesar de rumores insistirem que o Pixel 5a 5G foi cancelado, fontes garante que ele virá. (Imagem: Reprodução / OnLeaks / Voice)
Apesar de rumores insistirem que o Pixel 5a 5G foi cancelado, fontes garante que ele virá. (Imagem: Reprodução / OnLeaks / Voice)

Outro que também já deveria ter sido anunciado, de acordo com os rumores, é o Google Pixel 5a 5G. Algumas imagens sobre o design do aparelho já haviam sido divulgadas na internet e o lançamento indicado aconteceria no dia 11 de junho. Por enquanto, permanece em segredo.

Chegando no segundo semestre de 2021 podemos esperar outros grandes lançamentos como o Galaxy S21 FE e os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 da Samsung, além do Google Pixel 6 e 6 Pro, Nokia X50, iPhone 13 e quem sabe um dobrável da Oppo.

Fique ligado no Oficina da Net para ficar por dentro de todas as novidades!