Desde que as primeiras renderizações e rumores apareceram na internet, muita coisa foi especulada sobre a próxima geração de smartphones da Google. Diversas novidades são esperadas nos novos modelos da série Pixel 6, e isso envolve mais do que apenas o visual dos aparelhos. Fontes anteriores sugeriram que a empresa estaria desenvolvendo um processador exclusivo para esta linha e informações recentes confirmam esta informação.

De acordo com o leaker Yogesh, o chip de codinome Whitechapel terá um desempenho bem similar ao já conhecido Snapdragon 870. Isso significa que esse será um processador próprio para rivalizar com o modelo da Qualcomm, o que marca o início de uma etapa da gigante das buscas que lançará o seu primeiro smartphone sem chips Snapdragon.

Google Whitechapel: o que sabemos?

Segundo a fonte, a empresa pode estar desenvolvendo esse processador em parceria com a Samsung. Além disso, os novos vazamentos indicam que ele está sendo fabricado com o processo de 5nm e será integrado com uma GPU Mali, que está apresentando um "um bom desempenho sob estresse." Durante os testes realizados, ele alcançou um desempenho bem parecido com o Snapdragon 888 e o Snapdragon 865.

Renderização do Google Pixel 6 e 6 Pro. (Imagem: Reprodução / Jon Prosser)
Renderização do Google Pixel 6 e 6 Pro. (Imagem: Reprodução / Jon Prosser)

A intenção da Google com a criação de um processador proprietário, é progredir com a sua linha de smartphones, que até então, conseguiam entregar um desempenho de nível "médio". Ao deixar de usar chips de fornecedores terceirizados, a empresa pretende atingir um novo patamar com a sua próxima geração de smartphones da linha Pixel e com isso, igualar o desempenho dos topos de linha que são alimentados pelos chips Qualcomm.

Celular de mais desempenho e mais barato?

Na teoria, a intenção da fabricante é justamente essa. A gigante tecnológica espera conseguir apresentar um smartphone que seja capaz de entregar uma performance de topo de linha, mas sem agredir o bolso do consumidor final, que geralmente fica mais caro quando um processador mais potente está incluso no hardware.

Ainda sem uma data oficial para lançamento, o futuro dos novos Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro ainda é incerto, dado o motivo que estamos enfrentando uma crise no mercado de semicondutores, que inclusive já se estende por alguns meses. Mesmo diante desse cenário, algumas fontes afirmam que eles serão revelados a partir de outubro deste ano, podendo adiar o lançamento caso a empresa não consiga contornar a situação.

Ficha técnica: Google Pixel 6 [Rumor]

  • Sistema: Android 12
  • Memória RAM: 8 GB e 12 GB
  • Armazenamento: 128 GB e 256 GB
  • Tela - Tipo: AMOLED
  • Tela - Tamanho: 6.67
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Câmera principal: 50 MP, (wide), PDAF e OIS
  • Câm. Selfie: 12 MP
  • Bateria: 5000 mAh

Google Pixel 6 - Veja aqui a ficha técnica completa