O Google está desenvolvendo a muito tempo um sistema operacional (SO) do zero chamado Fuchsia. Agora, finalmente a empresa está implementando o SO em dispositivos desenvolvidos por ela, o Nest Hub de primeira geração.

De acordo com a Google, a partir de hoje começará a ser disponibilizada uma atualização para os donos do Nest Hub de primeira geração, dispositivo lançado em 2018. Caso você possua um, não se preocupe com a possibilidade de alteração das funcionalidades do Nest Hub, a companhia garantiu que não irá afetar nada. Isso é possível porque a exibição inteligente feita pelo Google é conseguida através do Flutter, que é desenvolvido para trazer apps de forma consistente para várias plataformas, incluindo o Fuchsia.

No início deste mês, foi noticiado pelo 9to5google que o Google Nest Hub de primeira geração executou o Fuchsia 1.0 quando recebeu a nova aprovação do Bluetooth SIG. Isso mostrou que o Google estava preparando a expansão do seu sistema operacional para sair da etapa de testes e ser disponibilizado para uma pequena parcela do público geral.

Lançamento e disponibilidade

A atualização para o Fuchsia será disponibilizada ao longo dos próximos meses para um pequeno grupo de pessoas para realizar testes até ficar amplamente disponível. Com estes testes será provado que o sistema operacional do Google não baseado em Linux poderá ser utilizado em casas inteligentes, substituindo o Cast OS. O vice-presidente sênior do Google Para Android, Chrome/OS, Play e Fotos, Hiroshi Lockheimer, diz:

"Não se trata apenas de telefones e PCs. No mundo da IoT, há um número crescente de dispositivos que requerem sistemas operacionais e novos tempos de execução e assim por diante. Acho que há muito espaço para vários sistemas operacionais com diferentes pontos fortes e especializações. Fuchsia é uma dessas coisas e, portanto, fique atento."

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!