A Google é atualmente uma das principais empresas tecnológicas do mundo, detentora dos direitos de serviços e dispositivos que fazem parte do cotidiano de diversas pessoas em todo o globo terrestre. Todo esse poder impulsiona uma demanda muito maior de consumidores, necessitando que a empresa esteja sempre atualizada com tecnologia de ponta e locais de fácil acesso para a sua clientela.

Pensando nisso, a empresa revelou planos de abrir sua primeira loja física do mundo para atender seus usuários. Até agora, a Google tinha apenas algumas pop-up shops, lojas, normalmente móveis, que aparecem em locais específicos durante dias especiais. Porém, a intenção agora é concorrer com outras gigantes do mercado tecnológico, como a Samsung, Microsoft, Apple e até a Motorola, que recentemente também abriu suas duas primeiras lojas físicas do mundo no Brasil.

Quando e onde?

O plano de abrir essa loja física também já conta com a localização desejada. A empresa pretende abrir sua primeira loja em Manhattan, o maior distrito de Nova York, com intenções de inauguração neste verão. A loja deve fornecer os produtos da linha Pixel, Nest e Fitbit que poderá ser adquirido diretamente na loja, ou comprado pela internet e retirado na loja.

Assim como seus concorrentes costumam fazer em lojas desse segmento, a loja também contará com uma equipe de suporte para direcionar o consumidores e demonstrar o funcionamento dos produtos, bem como workshops para ajudar os potenciais futuros usuários.

Cuidados com a pandemia

Como a pandemia ainda não acabou, a Google está ciente de que é preciso reconsiderar seus planos, para que estejam dentro das conformidades impostas pelas regras sanitárias, Como qualquer outro estabelecimento, será obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos, e limite de pessoas dentro do estabelecimento.

Vale lembrar que os EUA estão progredindo rapidamente na campanha de vacinação da população, então pode ser que todos esses cuidados nem sejam realizados, caso seja concluída antes mesmo da loja abrir.

Importância da loja para a Google

É correto afirmar que durante a pandemia, quase 100% das vendas em todos os segmentos foram realizadas de forma online. Dito isso, pode ser que cheguemos a conclusão de que não uma loja física não é mesmo uma necessidade. Contudo, assim como em qualquer outro mercado, uma loja física pode atrair novos usuários que não só podem receber demonstrações de como determinado produto funciona, como também testa o aparelho para evitar arrependimentos.

Mas, o detalhe mais importante é obviamente a vitrine para seus aparelhos. O sucesso de uma empresa pode ser decorrente da independência de terceiros, consolidando a marca no mercado mundial. A empresa de Steve Jobs demonstrou como isso é importante, dando atenção máxima para seus próprios produtos e consumidores. No caso da Google, se o projeto de abrir uma loja física funcionar, é possível que outros países também recebam uma unidade para adquirir os produtos da gigante das buscas.