Muito popular entre os usuários do Android, o Google Maps é um dos principais aplicativos de mobilidade disponíveis na Play Store, permitindo que os usuários criem rotas, visualizem o trajeto e tenham em tempo real informações sobre o trânsito, como vias bloqueadas ou acidentes. O aplicativo é bastante completo e intuitivo, principalmente para motoristas ou ciclistas, porém a empresa está alterando o foco e adicionando novas funcionalidades para os pedestres, que terão à disposição novas preferências de trajetos e funções destinadas a segurança de quem opta por se deslocar a pé.

Melhorias na navegação

O Maps receberá várias melhorias nos próximos meses com o intuito de aprimorar a experiência dos usuários que utilizam o aplicativo para mobilidade, seja utilizando um automóvel ou a pé. O Google anunciou ontem a chegada de novos recursos no aplicativo que tornarão o uso ainda mais intuitivo para os usuários, sendo possível visualizar a localização de faixas de pedestres, vias com acessibilidade, semáforos e ruas mais detalhadas.

As novas ferramentas chegarão nas próximas atualizações, porém ainda não sabemos a data exata. É esperado que primeiramente seja disponibilizado para os inscritos no programa de testadores beta, que recebem de antemão as novidades que serão disponibilizadas posteriormente na versão estável.

Mais detalhes nas rotas. (Vídeo: Reprodução/alvenilisboa).
Mais detalhes nas rotas. (Vídeo: Reprodução/alvenilisboa).

No vídeo acima é possível observar o antes e depois, note que o mapa passou a exibir a localização de semáforos e rotas destinada às pessoas que estão a pé. Além disso, o aplicativo irá sugerir para os pedestres rotas que utilizem faixas de segurança e evitem áreas com muito tráfego de veículos ou aglomeração de pessoas.

Durante o Google I/O também foi revelado que o Maps exibirá de forma personalizada alguns pontos de interesse que estão na região, como bares, lanchonetes ou restaurantes, por exemplo. Esse recurso já existe no aplicativo, porém a novidade da vez é que será exibido apenas os estabelecimentos que estão funcionando na hora da pesquisa, sendo ideal para turistas.

Novas preferências de rotas a pé:

Novas preferências de rotas a pé no Maps. (Vídeo: Reprodução/alvenilisboa).
Novas preferências de rotas a pé no Maps. (Vídeo: Reprodução/alvenilisboa).

Vale a pena saber:

A novidade será liberada para 50 cidades até o final deste ano, dentre elas a capital paulista. Inicialmente apenas os grandes centros urbanos receberão o recurso, que chegará de forma gradual para os demais municípios.

Fonte