A versão beta do Android 12 acabou de chegar e já deixou algumas pistas sobre os futuros planos da gigante das buscas para o futuro. Uma análise minuciosa no código fonte do sistema pode nos fornecer bons detalhes sobre o que a Google está nos reservando, e desta vez uma novidade e tanto acaba de ser reforçada.

De acordo com a 9to5Google, o código da nova versão do sistema operacional traz menções aos próximos lançamentos da empresa, como o Google Pixel 6 e Pixel 5a 5G. Mas o maior destaque entre eles é a aparição de um codinome que se refere a um suposto celular dobrável, o primeiro da companhia.

Pixel 6 e Pixel 5a 5G aparecem

A página menciona pelo menos quatro codinomes de smartphones, que de acordo com arquivos internos adquiridos anteriormente, desvendam o nomes reais dos respectivos modelos. Os apelidos "Oriole" (GR1YH) e "Raven" (GF5KQ) aparecem como referência dos dois telefones da linha Pixel 6. Esses nomes apareceram pela primeira vez em setembro do ano passado, sugerindo o lançamento no segundo semestre de 2021.

Suposto visual do Pixel 6 Pro. (Imagem: Reprodução / Jon Prosser)
Suposto visual do Pixel 6 Pro. (Imagem: Reprodução / Jon Prosser)

Além desses, um terceiro dispositivo carrega a alcunha "Barbet" e o código de modelo G4S1M, referência direta ao Google Pixel 5a 5G. Esse modelo em específico tem informações mais claras e algumas fontes já sugerem seu lançamento ocorrendo até o final de 2021.

Afirmação: "Teremos um Pixel dobrável!"

O quarto modelo já carrega um rumor antigo. Em 2019, quando os primeiros boatos de um suposto Pixel dobrável começaram a ser ventilados na internet, algumas fontes chegaram a afirmar que esse era de fato um dos planos da empresa, mas que não teria pressa para isso. Então a pergunta que surgiu na época era: teremos um Pixel dobrável?

Depois disso, os documentos que deram mais força para a chegada oficial do aparelho apontavam para o lançamento ocorrendo no segundo semestre de 2021. Naquela ocasião, o modelo de codinome "Passport" já começava a ser propagado entre os corredores da Google.

Agora, o modelo de mesmo apelido é acompanhado do código GPQ72 e pela referência "dobrável", coincidindo diretamente com o rumor que indicava o seu lançamento ainda neste ano. Vale ressaltar que o Android 12 traz diversas melhorias para o uso de aplicativos em dispositivos com telas flexíveis, o que dá ainda mais força ao iminente lançamento do modelo dobrável, que pode receber o nome Pixel Fold.

Primeiras imagens do supsto design do Pixel Fold, o primeiro dobrável do Google. (Imagem: Reprodução)
Primeiras imagens do supsto design do Pixel Fold, o primeiro dobrável do Google. (Imagem: Reprodução)

Recursos como os painéis laterais automaticamente adaptados, novos elementos, como botões e caixas de texto, também tendem a ter um funcionamento otimizado para smartphones com tela flexível. Apesar do flagrante no código fonte do sistema operacional, nenhuma informação concreta foi divulgada sobre o lançamento desses dispositivos.