A Google, uma das dez empresas mais valiosas no mundo tecnológico, está prestes a começar uma renovação significativamente ampla em seu universo dedicado a smartphones. De acordo com relatórios recentes, a gigante das buscas vem desenvolvendo novos temas para o seu teclado Gboard do Android, que inclusive já está disponível para um número limitado de usuários.

No início desta semana, a atualização para a versão 10.6 do Gboard revela que a Google está redesenhando o visual do seu teclado que deve começar a ser oficialmente distribuído para smartphones que receberão o Android 12. De acordo com o 9to5Google, a versão mais recente do aplicativo enviada pelo Google para a Play Store, e o código visto nele sugere recursos que o Google pode finalmente lançar em breve.

Com a realização da conferência anual do Google I/O programada para ser iniciada a partir de amanhã, 18 de maio, essas novidades podem vir à tona mais cedo do que podemos imaginar. Atualmente, apenas alguns usuários que possuem os smartphones da linha Pixel relataram a chegada da novidade.

O que há de novo?

Pode ser que haja novas funções e recursos integrados, porém, a única observação relatada por tais usuários se referem a um novo visual para o teclado padrão do Android. Segundo relatos, existe uma nova organização para as teclas no formato QWERTY que podem ser melhor compreendidas entre letras maiúsculas e minúsculas, mas ainda não está claro se a empresa substituiu a fonte Google Sans padrão em versões anteriores.

Novos temas do Google Gboard. (Imagem: Reprodução / 9to5google)
Novos temas do Google Gboard. (Imagem: Reprodução / 9to5Google)

O novo visual está bem mais evidente da barra de sugestões, atalhos e entrada de microfone. O Google Gboard é uma das grandes novidades para a nova versão do sistema operacional que foi totalmente redesenhada e ganhou novas opções de organização. O Google Assistente também pode ganhar novas cores, assim como a linha de smartphones Pixel 6 que foi repaginada para um design diferenciado.