O Google Assistente vem recebendo melhorias significativas nos últimos meses, tornando o uso da Inteligência Artificial (IA) mais intuitivo e personalizado para às necessidades do usuário, permitindo configurar comandos de acordo com a rotina e mais recentemente a possibilidade de alterar a cor da interface da IA, sendo possível manter uma cor mais escura de acordo com o dark mode do sistema ou utilizar cores mais quentes ou frias, selecionando a partir de opções pré-definidas pela desenvolvedora.

Nova interface

Para as próximas atualizações é esperado que o assistente de voz do Google receba melhorias em sua interface e traga novidades relacionadas ao reconhecimento de voz, permitindo que o usuário realize alguns comandos sem que seja necessário iniciar às frases com 'Ok, Google!", que é usado para ativar o reconhecimento de voz.

De acordo com informações divulgadas pelo portal XDA Developers, o Google está testando na versão beta do aplicativo novas opções de cores, sendo possível definir manualmente a cor a ser utilizada na página do assistente de voz, aumentando a personalização dessa funcionalidade.

Visual colorido do Google Assistente. (Foto: Reprodução/XDA Developers).
Visual colorido do Google Assistente. (Foto: Reprodução/XDA Developers).

Como de costume, a novidade deve chegar primeiramente para os usuários inscritos no programa de testadores beta e talvez esteja presente de forma nativa no Android 12, novo sistema operacional do Google que será revelado no segundo semestre deste ano. Rumores também indicam que o assistente deverá contar com uma nova aba chamada de 'Minhas Ações', em que o usuário poderá configurar diversas tarefas a partir de ações realizadas no aparelho.

Embora ainda seja pouco utilizado pelos usuários do Android, o Google Assistente permite criar comandos a personalizados no smartphone, dessa forma ao dizer 'Ok Google, bom dia' é possível receber interações sobre o clima, trânsito ou compromissos na agenda, por exemplo.

Fonte