Na tarde desta terça-feira (18) foi realizado o Google I/0, evento em que a empresa anunciou algumas inovações que chegarão nos próximos meses, apresentando de forma oficial o Android 12, sistema operacional da empresa que trará uma série de novidades e melhorias se comparado com a versão anterior, principalmente quanto as possibilidades de personalização da interface do sistema, gerenciamento das notificações e permissões dos aplicativos, sendo possível definir com maior precisão quais recursos podem ser acessados pelos apps.

Versão beta

Por enquanto a versão estável do Android 12 ainda não foi anunciada, porém os usuários do sistema podem baixar a instalar a versão beta do firmware, sendo possível conferir antecipadamente as novidades que chegarão assim que a nova versão do Android for disponibilizada. A versão beta pública do Android 12 foi anunciada inicialmente para telefones Pixel do Google (Pixel 3 ou superior) e também virá para os smartphones da OnePlus, Lenovo, Asus, Oppo, realme e dentre outros.

Para ter a possibilidade de baixar a versão beta é preciso se cadastrar através do site do programa de testadores. Esses usuários podem reportar diretamente à empresa erros e bugs encontrados durante o uso do sistema operaciona, dessa forma tornando a versão final mais otimizada, seja quanto ao desempenho ou consumo energético.

Android 12 Beta. (Foto: Printscreen).
Android 12 Beta. (Foto: Printscreen).
  • Para saber como instalar a versão beta do Android CLIQUE AQUI.

"As atualizações que você receberá como parte desse programa são versões de pré-lançamento e podem conter erros e defeitos que talvez afetem o funcionamento normal do dispositivo.", afirma o Google.

Dentre as principais novidades do sistema estão os novos efeitos visuais junto com novas animações, widgets e uma tela de bloqueio modificada. Além disso o Android 12 também oferece temas, sendo possível alterar as cores usadas no sistema operacional apenas alterando seu papel de parede. Nem todas as mudanças visuais estarão disponíveis na primeira versão beta, mas elas devem ser implementadas nos próximos meses até o lançamento.

Fonte