O Google lançou hoje a primeira versão para desenvolvedor para a próxima versão principal do Android, Android 12. Infelizmente, a frase "Developer Preview" não é igual à versão "beta", então o programa Android Beta ainda não está aberto para o novo sistema operacional.

Como o nome sugere, a versão é para desenvolvedores e a princípio não é uma versão muito estável. Claro, os primeiros usuários ainda podem instalar o novo sistema, mas certos de que o sistema poderá apresentar bugs e pode haver perda de dados.

Com o Programa Beta do Android, é tão simples quanto registrar seu dispositivo e obter uma atualização OTA, para receber uma visualização de desenvolvedor, para tanto você deverá baixar e instalar uma imagem em seu dispositivo, desde que ele esteja na lista de dispositivos compatíveis.

Se você é um usuário avançado, talvez esse tutorial não seja uma novidade, mas para aqueles que estão chegando no maravilhoso mundo dos desenvolvedores e betas, faz sentido seguir os passos com atenção. Observe que, se você seguir essas instruções, todos os dados do seu smartphone serão excluídos.

Veja como você pode instalar o Android 12 em seu telefone agora:

Pré-requisitos para instalar o Android 12 versão para desenvolvedores

  • Um Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4 ou Pixel 4 XL
  • A imagem do Android 12 para o seu dispositivo, que pode ser baixada aqui, ou você pode obter uma imagem OTA aqui.
  • Ferramentas da plataforma Android, que são obtidas mais facilmente instalando o Android Studio
    • Você também pode precisar do driver USB do Google, que pode ser obtido por meio do SDK Manager no Android Studio. Você também pode obter o driver manualmente aqui , caso precise instalá-lo por meio do Gerenciador de dispositivos.

Preparando seu dispositivo para o Android 12

  1. Ative as opções do desenvolvedor em seu Pixel acessando Configurações > Sobre o telefone e pressionando o número da versão sete vezes
  2. Vá para Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor
  3. Ative o desbloqueio OEM, digite seu PIN e concorde com o aviso da caixa de diálogo
  4. Ative a depuração USB e concorde com o aviso da caixa de diálogo

Instalando a imagem do Android 12

  1. No PC encontre o caminho do arquivo da pasta de ferramentas da plataforma
  2. Execute o CMD para abrir um prompt de comando
  3. Use um comando cd para navegar para ferramentas de plataforma (ex. Cd users rwood appdata local android sdk platform-tools)
  4. Execute o comando adb devices
  5. Concorde com o aviso em seu smartphone e marque a caixa para confiar em seu PC
  6. Execute adb devices novamente e certifique-se de que seu Pixel está listado
  7. Execute adb reboot bootloader
  8. Execute fastboot flashing unlock
  9. Use as teclas de volume do smartphone para navegar pelo menu fastboot e pressione o botão liga / desliga para confirmar que deseja desbloquear o bootloader.
  10. Descompacte a imagem que você baixou anteriormente, será mais fácil se você apenas descompactá-la para a pasta de ferramentas da plataforma, embora funcione de qualquer lugar
  11. Use outro comando cd para navegar até onde os arquivos de imagem estão armazenados; se você os descompactou para ferramentas de plataforma, você pode pular esta etapa
  12. Executar flash-all

Solução de problemas: se você executar um comando e receber uma mensagem "aguardando dispositivos", é porque seu PC não reconhece seu Google Pixel. Vá para o Gerenciador de Dispositivos e veja se você pode encontrar onde ele aparece como um dispositivo desativado. A partir daí, instale manualmente o driver USB do Google.

Deve levar apenas alguns minutos, mas seu Pixel acabará por inicializar com a experiência original de visualização do desenvolvedor do Android 12. Feito isso, é recomendado que você bloqueie seu bootloader novamente, por motivos de segurança.

Bloqueando novamente o bootloader

1. Execute adb reboot bootloader
2. Executar fastboot flashing lock

É isso. Você agora pode usar o Android 12. O Google terá atualizações mensais por um tempo, então, se a versão instalada for muito instável para você, pode esperar até março para a próxima atualização chegar, ou então aguardar o programa Android Beta que deve chegar nos próximos meses.