Embora exista uma lista enorme de dispositivos que sequer receberam o Android 11, o Google não parar, afinal já ficou claro, ano novo, Android novo disponível. Se você não recebeu ainda o Android 11, saiba que a culpa não é do Google e sim do fabricante do seu dispositivo, vá lá e grite com ele.

Com a nova versão, chegam novos recursos, mas vamos respirar por um momento, afinal o que o Google disponibilizou é a primeira versão da versão para desenvolvedores do Androi 12, logo muita coisa está por vir.

Android 12

Já noticiamos aqui o novo design da interface, recursos presentes em versões modificadas pelos fabricantes, chegando nativamente com o novo sistema do google e outras mudanças que tem como objetivo melhorar a experiência do usuário.

Conforme vazado anteriormente, as notificações por exemplo, estão sendo reformuladas. Não só isso, mas elas foram feitas para serem mais rápidas e mais funcionais. Além disso, o Google atualizará animações e transições na interface do usuário, tornando-as mais suaves.

A navegação também está mudando um pouco, ou pelo menos no modo imersivo. Quando você está assistindo a um vídeo ou fazendo algo que requer uma experiência de tela inteira, o Google diz que ainda vai protegê-lo contra toques acidentais que acionem as notificações.

Existem muitas melhorias relacionadas a mídias. Por um lado, o Google está adicionando suporte de plataforma para o formato de arquivo de imagem AV1 (AVIF), que tem qualidade superior ao JPEG, mas os tamanhos de arquivo não são maiores. O Android 12 também está recebendo melhorias de áudio multicanal, com suporte a MPEG-H que possui mixers, resamplers e efeitos que são otimizados para até 24 canais.

Há também uma nova API unificada que permitirá aos aplicativos obter arquivos da área de transferência, do teclado e arrastar e soltar. O Google disse que está trabalhando para atualizar mais o Android por meio da Play Store, enquanto continua a lutar contra a fragmentação no ecossistema.

Com o Android 12, o módulo Android Runtime pode ser atualizado por meio da Play Store, para que possa realmente melhorar o desempenho do aplicativo sem exigir uma atualização do sistema.

Android TV

Há também uma versão beta do Android TV chegando hoje, já que o Google observou que agora é a hora dos desenvolvedores otimizarem seus aplicativos para telas maiores. Para smartphones, a prévia do desenvolvedor está disponível para o Pixel 3 e superior, pois o suporte para o Pixel 2 terminou em dezembro de 2020. No momento, isso é apenas para desenvolvedores, então não há um programa beta ainda. O Google espera entregar a versão estável do Android 12 em agosto.