Seguindo a interface de usuário do Android 12, recentemente o pessoal do XDA encontrou mais detalhes sobre a próxima geração do Android, agora em sua versão 12. Como esperado, a versão deste ano manterá o numeral ao invés de um "sabor de doce", embora rumores indiquem o uso interno de "Snow Cone".

Além da interface de usuário redesenhada, o Google está desenvolvendo um recursos conhecido por usuários de outros fabricantes Android, o modo "uso com uma mão", que reduz o tamanho da interface em smartphones com telas muito grandes permitindo alcançar todo o conteúdo da tela com uma das mãos. O site XDA afirma que apenas confirma que o Google está desenvolvendo o recurso, mas a implementação exata é desconhecida.

Além disso, o XDA confirma que o Google finalmente trará o recurso de captura de tela estendida para o Android 12, embora também já conhecido por muitos usuários de smartphones de outros fabricantes, o recurso é mais que é bem-vindo.

Além da confirmação desses dois recursos, existem ainda informações sobre a chegada de melhorias para o modo multitarefa do Android, além de modos como picture-in-picture (zoom de dois dedos, toque duplo para maximizar, ocultar PiP, suporte para mover para fora da tela, etc.), nova animação de bolha "Social App" e a introdução de tela dividida de aplicativo duplo como já existem no Surface Duo, Samsung Galaxy Fold e outros, espera-se também um modo gamer para configurar os dispositivos de modo a entregar a melhor performance.

O pessoal do XDA espera que o primeiro Android 12 Developer Preview chegue até o final deste mês, então provavelmente veremos mais dos novos recursos do Android 12 em breve. Vale lembrar porém que seguindo a agenda de lançamento de novas versões do Android do Google, versões de desenvolvedor não são aconselhadas para usuários leigos. Lembramos também que as novas versões geralmente são lançadas entre agosto e setembro, logo a versão estável do Android 12 demorará um pouco para chegar.