O novo sistema operacional do Google ainda não é oficial, mas diversos vazamentos sobre ele têm sido ventilados na rede durante as últimas semanas. Essas informações geralmente partem do XDA, uma comunidade de desenvolvedores de softwares, e a notícia mais recente sobre o Android 12, é que ele poderá oferecer uma melhor forma de compartilhar senhas de redes Wi-Fi, assim como otimizar o efeito de vibração em jogos.

Sobre esse último, os vazamentos falam que o Google encaminhou um código ao AOSP (sigla em inglês para Android Open Source Project), solicitando que setor de desenvolvimento melhorasse o sistema de vibração para jogos, o que impactaria diretamente numa melhor experiência de jogo ao usuário. Atualmente, os dispositivos Android têm um controle unidirecional do efeito de vibração, isto é, ele está ligado ou desligado. Assim, quando um controlador de jogos se conecta a um dispositivo Android, o efeito de vibração é muito ruim, e tem irritado boa parte dos usuários.

AOSP recebe solicitação do Google para melhorar sistema de vibração. (Imagem: XDA)
AOSP recebe solicitação do Google para melhorar sistema de vibração. (Imagem: XDA)

A mudança em si adicionaria um suporte para controle da amplitude de vibração, o que pode gerar um sistema de vibração personalizado. Se isso funcionar, boa parte dos jogadores de plataformas que usam o sistema de nuvem poderão ser beneficiados, como o próprio Stadia do Google, o GeForce NOW da NVIDIA e o xCloud da Microsoft.

Não se sabe ao certo se essa novidade já será agregada ao Android 12, próximo sistema operacional do Google. De qualquer forma, sabemos que o Google está trabalhando para otimizar esse sistema.

Compartilhamento de senhas das redes Wi-Fi

A partir do Android 10, os usuário podem facilmente compartilhar senhas WiFi na forma de QR Codes, graças ao sistema que utiliza o protocolo Wi-Fi Easy Connect. Esse formato de compartilhamento apresenta uma certa segurança acompanhada de simplicidade, porém ainda conta com algumas deficiências.

Para resolver tais problemas relacionados a isso, o Google está trabalhando em uma nova solução que trabalha em conjunto com o recurso Nearby Share, que basicamente será possível para fornecer um botão de compartilhamento para dispositivos que estão próximos. Para saber como isso vai funcionar exatamente, teremos que aguardar próximos vazamentos, ou quem sabe, uma resposta direta do Google.