O Android 12 provavelmente chegará a partir do segundo semestre deste ano e trará uma série de novidades, como a possibilidade de compartilhar a senha do Wi-Fi com outros usuários, novo design do modo de tela dividida, maior privacidade para os usuários do sistema e maior personalização.

Temas

Informações indicam que a Google irá implementar um modo personalizável na próxima versão do sistema operacional próprio da empresa, o Android 12. O novo modo de temas irá alterar toda a aparência da interface do dispositivo de acordo com a cor selecionada (primária e secundária).

Várias áreas do sistema serão alteradas pela nova cor, como a barra de notificações e guia de alertas e configurações rápidas. Os temas também serão suportados por aplicativos de terceiros, trazendo a interface principal e a interface do aplicativo para o mesmo estilo.

Novas cores no Android. Foto: Reprodução/Gizchina.
Novas cores no Android. Foto: Reprodução/Gizchina.

Esse é um grande passo em relação ao Android 10 e Android 11, onde o sistema operacional e os aplicativos só podem alternar entre temas claros e escuros. Os próprios fabricantes de smartphones Android costumam oferecer temas diferentes, mas no Android 12 isso será possível de forma nativa.

A funcionalidade será bem semelhante aos modos claro e escuro, porém com outras cores. Por enquanto não mais mais detalhes sobre a chegada dessa novidade.

Leia também:

Outros recursos

Para o Android 12 é esperado que a Google insira compatibilidade com o toque na parte traseira do celular para executar funções, como abrir o assistente pessoal ou acender a lanterna, por exemplo. Essa tecnologia está presente nos novos iPhones e pode ser habilitada acessando às configurações e indo até a opção de acessibilidade.

Fonte: 9to5Google.