O Android 12 é a próxima versão do sistema operacional da Google e que será revelado oficialmente ainda neste ano, provavelmente a partir do segundo semestre se a empresa mantiver o seu calendário de lançamentos que foi utilizado nos anos anteriores. Por enquanto a empresa ainda não disponibilizou imagens oficiais sobre seu próximo firmware, embora haja diversos vazamentos na Internet.

Nesta semana um portal internacional de notícias divulgou várias capturas de tela que provavelmente foram tiradas em um celular que está executando o Android 12. Nas imagens é possível identificar que houve uma mudança significativa na interface do software, tornando-o mais limpo de comparado com às versões anteriores.

Design do Android 12

É possível observar que a Google alterou o formado dos widgets, que são alguns atalhos que podem ser fixados na tela inicial do sistema. Diferentemente do Android 11, o sucessor trará um visual mais arredondado, tanto nos ícones quanto nas demais áreas da tela.

Uma funcionalidade nova é o widget de conversas (presente no terceiro print), que provavelmente será utilizado para armazenar às notificações de aplicativos de mensagens, como Signal, Telegram ou WhatsApp, por exemplo.

Interface do Android 12. Foto: Reprodução/XDA Developers.
Interface do Android 12. Foto: Reprodução/XDA Developers.

Leia também:

Mais privacidade

É possível que a Google adicione no Android 12 um recurso de privacidade quem está presente no iOS 13: às notificações de uso. Nas capturas abaixo é possível notar que a barra de notificações está mais limpa e com um visual clean, separando as conversas de outros avisos.

Além disso, nota-se a presença de um aviso informando que determinado aplicativo está utilizando a câmera e o microfone do smartphone, sendo possível desabilitá-los por meio das configurações.

Privacidade no Android 12. Foto: Reprodução/XDA Developers.
Privacidade no Android 12. Foto: Reprodução/XDA Developers.

Fonte: XDA Developers.