O Clubhouse é uma nova rede social que ganhou grande repercussão durante o início deste ano por diversas particularidades. Com a premissa de ser totalmente diferente, esta rede pode ser utilizada para interagir com outras pessoas, inclusive famosos, por meio de aúdio e até então, estava restrito a pessoas convidadas e que possuíam iPhone, já que era compatível apenas com iOS.

Uma dessas restrições acaba de ser contornada, visto que na manhã desta terça-feira (18) a Alpha Exploration, desenvolvedora da rede Clubhouse, anunciou a versão do aplicativo para Android e que já está disponível na Play Store brasileira. Apesar de livre para download, o acesso a rede ainda depende do recebimento de um convite por alguém que já utiliza a plataforma.

A chegada da novidade para o público brasileiro do Android foi confirmada no último domingo (16) pelo perfil da empresa no Twitter. Ainda na fase beta, o aplicativo também já está disponível nos Estados Unidos e em breve chegará para o Japão, Rússia, Índia e Nigéria, esse dois últimos últimos chegando a partir desta sexta-feira, 21 de maio.

Clubhouse já está disponível para download na Play Store do Brasil. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
Clubhouse já está disponível para download na Play Store do Brasil. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)

Para baixar o Clubhouse no Android, clique aqui.

Interação somente por áudio

Com o objetivo de oferecer uma proposta diferente das plataformas já disponíveis, como Twitter, Facebook ou Instagram, o Clubhouse não aceita vídeos, fotos ou textos, permitindo conversas somente e exclusivamente por voz. Ele tem um pouco mais de um ano de idade e a partir do começo deste ano caiu ficou famoso após cair no gosto de grandes celebridades como Elon Musk, Oprah Winfrey e Chris Rock.

O fato de estar disponível apenas para conversas de voz, o Clubhouse já foi alvo de muitas manifestações na internet, justamente por deixar de lado a inclusão de pessoas deficientes, como surdos e mudos, por exemplo. Questionamentos sobre a privacidade de seus usuários também foi levantada. Apesar da polêmica, a rede social não se manifestou sobre as acusações.

Além disso, por ser restrito a apenas convidados, muitos usuários venderam os seus convites para pessoas que gostariam de acessar a plataforma. Os valores chegaram a R$ 600. Em 4 de abril, o aplicativo bateu o recorde de 13 milhões de downloads em todo o mundo.