Desde que o Clubhouse se tornou popular entre os usuários do iOS as demais redes sociais iniciaram o desenvolvimento das salas de voz em suas plataformas, adicionando mais uma maneira de interação entre os membros da comunidade. Há cerca de dois meses o Facebook Inc. anunciou o interesse nesse tipo de ferramenta e nesta semana liberou as primeiras imagens da interface do recurso que chegará oficialmente a partir do segundo semestre e estará disponível tanto para Android quanto iOS.

Salas de voz no Facebook

A novidade terá integração total com o Facebook e Messenger, permitindo participar das salas interativas ao vivo ou apenas escutar o que está sendo transmitido por outra pessoa, uma espécie de podcast. Segundo informações, o Facebook adicionará uma forma de monetização nas salas de voz, com isso permitindo que os criadores de conteúdo lucrem com a plataforma e migrem da concorrência (Clubhouse e Twitter Spaces) para a alternativa criada por Mark Zuckerberg.

As salas serão organizadas de acordo com o tema escolhido, dessa forma é possível navegar entre vários assuntos rapidamente. Outro recurso que estará disponível é o chamado 'Soundbite', em que é possível gravar mensagens de áudio curtas como se fosse um stories.

Salas de voz no Facebook. (Foto: Reprodução).
Salas de voz no Facebook. (Foto: Reprodução).

A função ainda está em sua versão beta mas provavelmente chegará oficialmente no aplicativo em breve, embora ainda não haja informações de quais países receberão a novidade de antemão, mas se a empresa seguir o padrão anterior as novas funções serão lançadas primeiramente nos Estados Unidos. A previsão é de que o recurso chegue para os usuários apenas a partir do segundo semestre, mas é provável que até lá quem esteja inscrito no programa de testadores beta da plataforma terá acesso antecipado.

Leia também:

Facebook, Twitter e Reddit

Embora a popularidade do Clubhouse tenha reduzido bastante após a semana de hype, várias desenvolvedoras estão trabalhando para adicionar em seus aplicativos essa funcionalidade que tanto atraiu aos usuários inicialmente. O Twitter, por exemplo, está há vários meses testando o 'Spaces', área em que é possível interagir com outros usuários por meio de mensagens de voz. Além disso o Reddit também indicou que está desenvolvendo essa opção e que ela estará disponível em breve para a comunidade da rede social.

Fonte