Vantagens e desvantagens das redes sociais

Porque nada é perfeito.

Por | @oficinadanet Redes sociais

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil em, ao menos uma, rede social. Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat estão entre as mais populares e somam bilhões de usuários. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Embora haja uma idade mínima para poder começar a utilizar a rede social, há pessoas de todas as idades compartilhando momentos, informações e experiências por meio dos sites de relacionamento.

Com tanta gente utilizando, pode-se imaginar que as redes sociais não devem ser de todo ruim e que devem ter algo muito bom para “prender” as pessoas por lá e a cada dia conquistar novos adeptos. E de fato há. Porém, nem só de flores são feitas as redes sociais, existem também alguns espinhos.

Vantagens e desvantagens das redes sociais

Neste artigo separamos as vantagens e desvantagens do espaço virtual, para você avaliar como anda utilizando o serviço e se está ciente de que é importante ir com cautela na hora de se “jogar” nas redes sociais. Confira.

Vantagens

Vantagens e desvantagens das redes sociaisComunicação instantânea: Seja pelo celular, computador ou tablet, desde que o dispositivo esteja conectado à internet, é possível manter contato com pessoas ao redor do mundo instantaneamente. Seja com seu vizinho, colega do trabalho, ex-colega da faculdade ou com alguém que está do outro lado do oceano. Não existe distância para as redes sociais. Além disso, redes como o Twitter, permitem saber o que está acontecendo no mundo naquele exato momento.

Possibilidade de conversar com pessoas distantes: Sabe aquele (a) amigo (a) ou parente que foi viajar para o exterior? Antes das redes sociais era preciso marcar um horário e gastar um bom dinheiro para falar com ele (a) enquanto estava em viajem. Mas, com as redes sociais é possível conversar e saber das novidades a todo momento, pagando apenas a internet, ou, se tiver em uma rede Wi-Fi pública, pagando o total de R$ 0,00 por isso.

Com as chamadas de vídeo, disponibilizadas pelo Facebook Messenger e pelo WhatsApp, por exemplo, é possível não só ouvir a voz da pessoa, como também enxergá-la e assim sossegar a saudade. É óbvio que a vantagem não é só para aqueles que estão fora do País, mas também para quem mora do outro lado da cidade, outro estado ou região.

Compartilhar os bons momentos: Uma imagem ou vídeo daquela viagem bacana ou de momentos especiais vividos ao lado da família e amigos: quem não gosta de compartilhar? Se antes as fotos eram tiradas para ficar guardadas nos álbuns, aguardando por aquela visita para serem tiradas do armário, hoje elas podem ser vistas por centenas e até milhares de pessoas em verdadeiros álbuns digitais. Mas, é preciso ter cuidado com a quantidade de informações pessoais que são postadas nas redes sociais, pois elas podem colocar em risco sua segurança e da sua família. Evite postar fotos, principalmente de crianças, e que identifiquem bens pessoais.

Veja também:

Informação sempre à mão: Como há uma grande concentração de pessoas nas redes sociais, os veículos de comunicação precisaram se adaptar para estar onde seus leitores/telespectadores estão. Logo, redes sociais como Twitter e Facebook se tornaram plataformas onde os meios de comunicação divulgam seus conteúdos. Desta forma é possível se manter informado sem precisar sair da rede.

Fazer novos amigos e encontrar pessoas: Sabe aquele amigo da escola ou ex-colega de trabalho que se mudou e você nunca mais viu? Antes das redes sociais, se vocês não tivessem trocado números de telefone, é provável que dificilmente voltariam a se falar. Porém, com os sites de relacionamento, basta uma pesquisa pelo nome da pessoa e é bem provável que lá estará ela. Agora é só mandar um “olá’ e voilà, podem manter contato e, quem sabe, até marcar um encontro para celebrar os velhos tempos.

Vantagens e desvantagens das redes sociais

Além disso, é possível conhecer novas pessoas e fazer novas amizades pelas redes sociais. Mas, é importante ter cuidado quando aceitar solicitações de amizade de pessoas que não conhece, viu? Antes de compartilhar informações mais pessoais, tenha certeza das intenções de quem está do outro lado da tela.

Agora, vamos às desvantagens

Vantagens e desvantagens das redes sociaisExposição de dados que podem ser adquiridos por qualquer pessoa, inclusive criminosos: Na ansiedade de compartilhar nossas vidas e o que nos acontece nas redes sociais em busca de likes, muitas vezes não nos damos conta do perigo que isto pode representar. Evite fornecer dados muitos pessoais e compartilhar sua rotina nas redes. Criminosos podem estar só esperando para poder atacar.

Privacidade (falta dela): É muito difícil manter a privacidade nas redes sociais. Por mais que o perfil fique restrito a apenas amigos, ainda assim, as ações realizadas e compartilhadas pelas redes podem ser acompanhadas por muitas pessoas. Isto pode, inclusive, trazer prejuízos para a vida pessoal e profissional dos usuários.

Por exemplo, você pode achar bonito postar uma foto da bebedeira com os amigos no fim de semana, mas, dependendo do seu cargo, seu chefe pode não curtir (sem entrar no mérito de isto ser certo ou errado). Da mesma forma, ideologias e o que você compartilha na rede social podem te prejudicar no trabalho ou na busca por um. Muitos entrevistadores olham o perfil dos candidatos nas redes socais para ver como se comportam e muita gente já foi desclassificada devido ao teor de suas postagens.

Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Antes de desabafar, brigar com o namorado (a) ou parentes, mandar indireta para o chefe, se envolver em polêmicas e postar fotos comprometedoras, pare e pense: isto é mesmo necessário? Vale a pena? Se a resposta te deixar no mínimo na dúvida, não poste. Vai por mim.

Veja também: Redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar

Excesso de uso (perda de tempo): Manter sua rede atualizada e estar por dentro do que está acontecendo na rede social é natural. O problema é que tem gente que passa muitas, mas muitas horas do dia (e da noite) rolando a sua timeline, porque simplesmente não consegue se desligar da rede social. Desta forma, o dia torna-se menos produtivo e deixa-se de aproveitar momentos especiais longe da tela de um smartphone ou computador. É preciso utilizar as redes sociais com moderação, caso contrário ela torna-se um vício e, como qualquer vício, traz prejuízos para nossa vida.

Monitoramento de ações: Fazer checking de lugares que se visita, tornou-se quase uma obrigação para muitos usuários de redes sociais. O problema é que desta forma qualquer pessoa pode ter acesso aos lugares que você costuma frequentar, o que abre brechas para criminosos. Por exemplo, postar que você está indo viajar e só volta em um determinado dia, pode servir como um aviso a criminosos de que sua casa estará vazia. Mais uma vez é preciso cautela. Compartilhar as coisas no momento em que estão acontecendo é muito tentador, eu sei, mas, em algumas situações é mais seguro postar apenas depois.

Risco de pedofilia: Há uma idade mínima para poder começar a utilizar as redes sociais. O problema é que é possível colocar uma data de nascimento diferente e desta forma muitas crianças também estão presentes nos sites de relacionamento. Nestes casos, os pais devem ter muita atenção às ações que os filhos estão realizando, com quem estão conversando e quais são suas relações. Diversos pedófilos se aproveitam das redes para enganar e seduzir menores de idade na tentativa de conseguir fotos e até mesmo marcar encontros com os pequenos. Fique atento e caso seu filho (a) seja vítima de pedofilia, denuncie às autoridades imediatamente.

Vantagens e desvantagens das redes sociais

Disseminação de informações falsas: As redes sociais tornaram-se plataformas onde consegue-se muitas informações. O problema é que muitos sites caça-cliques usam os sites de relacionamento para divulgar notícias e informações falsas e as pessoas compartilham sem se dar conta disto, ajudando a disseminar inverdades pela internet. Muito cuidado com as informações que são publicadas nas redes socais. Nem tudo é verdade e muitas destas notícias podem esconder algum tipo de vírus para roubar seus dados ou passar a lhe enviar os incômodos spams.

Estas são algumas vantagens e desvantagens das redes sociais. Não que seja preciso abandonar o serviço e “fugir para as colinas”. Mas, como já disse, um pouco de bom senso não faz mal a ninguém, não é mesmo? É preciso estar ciente dos riscos aos quais nos expomos quando passamos a fazer parte de uma ou mais redes sociais. E, na medida do possível, tentar se resguardar, sempre.

Mais sobre: redes sociais Facebook Twitter
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter