Cuidado com as fotos de seus filhos postadas nas redes sociais

Estar conectado a uma ou várias redes sociais é a realidade de muitas pessoas atualmente. Mas tomar alguns cuidados é essencial para não expor demais sua intimidade e colocar sua família em situações delicadas.

Por | @oficinadanet Redes sociais

Passar horas na internet é bom, mas além de divertido, através das mídias sociais podemos compartilhar fotos, pensamentos, informações, entre outros. No entanto, muitas pessoas acabam expondo demais a suas vidas na web. Obviamente não há uma regra do que é certo ou errado, porém, não podemos esquecer que a internet, bem como a vida real, está rodeada de pessoas de má índole.

Então, nada melhor do que se precaver de futuros incômodos. Interpretar o limite entre o bom senso e o excesso pode não ser tarefa fácil para muitas pessoas, ainda mais quando envolve imagens de nossas crianças. Obviamente que todos curtem ver os pequenos felizes, em momentos únicos e inusitados, que nos fazem em muitos casos, sorrir.

Leia também: 10 coisas que nunca deveríamos postar nas redes sociais.

Os papais adoram compartilhar com os amigos estes momentos, não é verdade? Pois bem, como mencionei antes, quando a postagem envolve crianças, todo cuidado é pouco. Então, confira algumas dicas do que nunca postar em uma rede social:

1 - Fotos de criança com objetos de valor

O ideal é não postar imagens de crianças em que apareçam objetos de valor, como o smartphone topo de linha, um tablet novo, enfim, outros materiais de valor da família. Além das pessoas não precisarem saber o que você possui dentro de casa, pode também, pode ser alvo de golpistas e até ladrões.

2 - Endereço da casa

Não é indicado que os papais postem fotos dos filhos em que conste o endereço da casa, ou mesmo pontos de referência. Além disso, cuidado com o registro de localização que aparece nas fotos. O indicado é desativar o geolocalizador do celular.

3 - Foto com uniforme escolar

Não divulgue o local em que seu filho estuda, bem como, não publique fotos dos filhos com uniforme escolar em que apareça o nome do colégio que eles frequentam. Também fique atento às publicações da própria escola, vejo constantemente que os próprios professores postam fotos de alunos e suas rotinas escolares. Se você pai ou mãe também for contra, converse com a escola e explique os seus motivos.

4 - Imagem com outros amigos

Como mencionei no início do texto, algumas pessoas gostam de publicar a vida toda nas redes sociais. Muitas vezes, inclusive, alguns pais postam fotos dos filhos quando estão com os seus amiguinhos. Lembre-se: não são todos os pais que possuem tal pensamento, então, nunca exponha a imagem de uma criança sem a autorização dos pais.

5 - Qualidade da imagem

Sabe aquela foto linda do seu filho? Pois bem, obviamente sempre queremos dividir com nossos amigos nas redes sociais, não é? Mas o melhor a fazer é guardá-la e mostrar somente aos amigos durante as visitas. Uma foto, ao ser postada na web, pode ser compartilhada, copiada e usada em outros locais. Então, cuidado!

6 - Fotos de crianças nuas

Já vi muitos pais postando imagens dos filhos em momentos mais íntimos, como em banhos, por exemplo. Outro caso semelhante, ao nascer um pequeno, os pais publicam a imagem da criança, literalmente, como veio ao mundo. Não vamos esquecer dos vários casos de pedofilia na web. Pessoas doentes compartilham tais imagens, que para a maioria não há maldade, e a as usam para alimentar uma enorme rede de pedofilia.

7 - Fotos constrangedoras

Lindinho! Fofinho! Engraçado! Estes são alguns dos comentários para as fotos engraçadas dos filhos que são postadas na web pelos pais. No entanto, como sabemos, as imagens podem ser copiadas e repassadas para um grande número de pessoas. Algumas delas, inclusive acabam se tornando memes na internet e até virais. Então, guarde tais fotos em um arquivo pessoal e evite que seu filho seja alvo de piadinhas no futuro.

8 - Álbum aberto

Por fim, para garantir um pouco mais de segurança, publique as fotos de seus filhos apenas em álbuns que podem ser visualizados por amigos e amigos dos amigos nas redes sociais. Jamais em álbuns abertos. Porém, mesmo assim todo o cuidado é pouco!

Mais sobre: Segurança Redes sociais
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo