O mundo digital tem determinado o uso de uma série de termos e siglas, como o TBT, que tem ganhado espaço no universo das redes sociais, especialmente no Instagram. O #tbt é uma hashtag, um recurso muito utilizado para facilitar a busca de conteúdos nas redes.

As hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo de jogo da velha (#), usado para agrupar mensagens do mesmo tema. Outros exemplos são os termos #sdv, #repost, #nofilter, entre outros.

Mas você sabe o que significa #TBT?

O que significa #TBT?
O que significa #TBT?

A sigla TBT é uma forma resumida de "Throwback Thursday", que em português pode ser traduzida como "quinta-feira do retorno" ou "quinta-feira do regresso". A ideia central desta hashtag é trazer à tona memórias antigas através de fotos ou mensagens. Teoricamente, é utilizada às quintas-feiras para marcar a publicação de fotos de recordações especiais.

No entanto, é comum que seus usuários postem fotos antigas sem se limitar ao dia da semana sugerido, usando a hashtag a qualquer momento para relembrar situações marcantes.

Existem alguns padrões sugeridos para o uso da hashtag TBT. Idealmente, a foto deve ser antiga, com alguns anos de existência. Além disso, recomenda-se que não sejam publicadas fotos antigas com muita frequência - o intervalo sugerido é de pelo menos duas semanas. Isso é importante para que seus seguidores não se sintam saturados de ver fotos nostálgicas.

Você sabia que #TBT possui "regras"?

Pode ser surpreendente para alguns, mas algumas diretrizes indicam que a foto deve ser antiga, ter mais de cinco anos e ser publicada numa quinta-feira. No entanto, a principal regra é que você deve utilizar fotos que trazem boas recordações e despertam sentimentos positivos. "Relembrar também é viver! Que vivamos o passado, apreciamos o presente e sonhamos com o futuro!".

Em relação à popularidade, em 2017, a hashtag #tbt não estava entre as dez mais usadas globalmente. No entanto, no Brasil, ela ocupava alto lugar no ranking em 2018. No Instagram, até 2019, a hashtag #tbt já havia sido usada mais de 400 milhões de vezes.

Inclusive, confira o ranking das hashtags mais utilizadas no Instagram em 2023:

  1. #love
  2. #instagood
  3. #instagram
  4. #fashion
  5. #photooftheday
  6. #art
  7. #photography
  8. #beautiful
  9. #nature
  10. #picoftheday
  11. #happy
  12. #follow
  13. #travel
  14. #cute
  15. #style
  16. #instadaily
  17. #tbt
  18. #repost
  19. #followme
  20. #summer

Sendo assim, agora que você entende o conceito e o uso da hashtag #TBT, sinta-se à vontade para compartilhar suas recordações mais queridas e significantes. Lembre-se de que a intenção principal é celebrar e compartilhar momentos felizes do passado. Use sem regras e sem moderação!