Afinal: O que significa TBT?

Entenda o que significa a hashtag #TBT, quando utilizar, como surgiu, quais as estatísticas de uso nas redes sociais. As letras t,b e t são componentes da expressão Throwback Thursday.

Por Redes sociais Pular para comentários
Afinal: O que significa TBT?

A sigla TBT há algum tempo está sendo usada amplamente nas redes sociais. Em posts do Instagram é seu uso é recorrente.

As hashtags, como são chamados os termos como #tbt, #sdv, #repost, #nofilter, entre outros, são usadas para facilitar a busca de conteúdos.

As palavras chegam antecedidas por uma tralha, o famoso símbolo do "jogo da velha" (#).

O que significa #TBT?

As letras t,b e t são componentes da expressão Throwback Thursday, que pode ser traduzida como quinta-feira do retorno ou do regresso. Assim sendo, todas as quintas-feiras costumam ser usadas para a divulgação de fotos antigas, normalmente lembranças de momentos especiais. Claro que, muitas pessoas não se importam com o dia da semana e estão sempre usando a hashtag para relembrar uma fotinho especial.

O que significa #TBT?O que significa #TBT?

Como vimos acima, no inglês, a palavra denota a ideia de uma volta ao passado. Com isso, as pessoas, ao postarem uma foto antiga, costumam marcar como #tbt.

Para completar, a quinta-feira é o dia escolhido para postar as fotos antigas. Em inglês, Thursday significa quinta-feira, sendo o dia selecionado para as fotos antigas ressurgirem.

Quando usar #TBT?

Outras regrinhas também precisariam ser seguidas para que uma foto receba o selo #tbt. O ideal é que a foto tenha alguma idade. Além disso, o ideal é não ficar toda a hora postando fotos antigas, o intervalo de tempo recomendado é de no mínimo duas semanas. Isso vale para que os seus seguidores não cansem de ver fotos de outros tempos. 

Por fim, não podemos esquecer de usar o famoso jogo da velha (#), com isso, as fotos irão aparecer nos resultados das buscas dos demais usuários que entraram na brincadeira.

Você sabia que #TBT "tem regras"?

Pessoal! Se vocês não sabiam, as fotos do #TBT precisam ser antigas, ter mais de cinco anos, além de terem que ser publicadas em uma quinta-feira, sem desespero, creio que muita gente que já usou a hashtag #tbt também desconhecia o fato.

Além disso, tudo isso não passa de uma brincadeira das redes sociais. O importante é continuar postando as fotos que mais deixam você feliz! Relembrar também é viver! Que vivamos o passado, apreciamos o presente e sonhamos com o futuro!

#TBT entre as Hashtags mais usadas

Em 2017, a hashtag  #tbt não aparecia entre as dez mais populares no mundo. Em 2018, talvez, ela poderá aparecer. Confira:

  1. #love
  2. #fashion
  3. #photooftheday
  4. #photography
  5. #art
  6. #beautiful
  7. #travel
  8. #happy
  9. #nature
  10. #picoftheday

Já no Brasil, em 2018 a hashtag #tbt já era muito usada. Muito provavelmente neste ano ela continuará no top 10. Confira:

  1. #love
  2. #bomdia
  3. #boanoite
  4. #instagood
  5. #amor
  6. #fashion
  7. #moda
  8. #tbt
  9. #brasil
  10. #repost

#TBT em 2019 no Instagram

No Instagram em 2019 a hashtag já foi utilizada mais de 400 milhões de vezes, até a data de atualização deste post. 

  1. #love - 1.2BI
  2. #instagood - 700MI
  3. #photooftheday - 478MI
  4. #fashion - 456MI
  5. #beautifull - 445MI
  6. #happy - 413MI
  7. #cute - 404MI
  8. #tbt - 401MI
  9. like4like - 393MI
  10. followme - 374MI

Então, agora que você sabe que #TBT é uma hashtag para organizar as suas fotos antigas que marcaram a sua vida, use sem regras e sem moderação. 

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Minha foto
  • Minha foto
    Ítalo Olati    •    1 mês

    Sempre fiquei perdido sem saber o que é isso. Valeu, Rafa! rsrs

Últimas notícias de Redes sociais