Em 2020 a Qualcomm lançou seus primeiros chipsets para smartphones que suportavam drivers de GPU atualizáveis para otimizar o desempenho. Agora, a empresa está fazendo algo parecido, mas para a IA e machine learning utilizada nos celulares. Segundo o site Droid-Life, durante o Google I/O, a Qualcomm e o Google anunciaram drivers de API de rede neural (neural network) atualizáveis, apresentando uma nova versão que seria lançada junto com o Android 12.

Os drivers da API de rede neural geralmente são atualizados em conjunto com as principais atualizações do sistema operacional. Entretanto, segundo a Google e a Qualcomm, os drivers podem ser implementados facilmente através do Google Play Services. Com isso, estas atualizações estarão disponíveis para chipsets Snapdragon mais antigos e para várias versões do Android.

Durante uma apresentação no Google I/O, onde foi discorrido sobre o machine learning (aprendizado de máquina), foi dito pelos desenvolvedores do Google que a APN de neural network poderá aumentar o desempenho de maneira a responder como se tivessem dois núcleos adicionais de CPU e ao mesmo tempo utilizar menos energia e gerar menos calor. Segundo a Qualcomm, o Google Assistente e o Google Maps, que utilizam processamento de IA, poderão se beneficiar destas atualizações.

Quais as vantagens para os desenvolvedores e para o usuário?

Para aqueles que desenvolvem aplicativos para os celulares, o benefício de ter uma API atualizável que pode ser instalada em diversos sistemas operacionais é grande, pois haverá um alcance ainda maior de seus programas. Olhando para os usuários, será possível obter um funcionamento melhor de aplicativos e gastar menos bateria para realizar tarefas como reconhecimento de voz ou rosto.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!