Nesta terça (18), o Google liberou a versão beta do seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, o Android 12. Desde então, algumas fabricantes participantes no programa de testes e avaliação do sistema começaram a liberar a atualização para alguns de seus usuários. Uma dessas empresas é a OnePlus, que divulgou que seus novos tops de linha, o OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro, já poderiam obter a versão de testes do Android 12.

Mesmo com toda a euforia para experimentar todos os recursos já disponíveis na nova edição da plataforma, alguns usuários relataram problemas ao fazer a instalação em seu celular. A informação é de que a atualização causou um efeito chamado soft brick nos smartphones, bloqueando completamente o aparelho e impedindo de ser iniciado.

Atualização suspensa

De acordo com usuários afetados, o aparelho congelava logo no processo de instalação. Alguns deles ainda relataram as tentativas para forçar o desligamento usando os botões Power + Volume, mas o sistema já não respondia mais e acabava entrando em um loop de inicialização.

Programa de atualização para a versão beta do Android 12 é suspensa para o OnePlus 9 e 9 Pro. (Imagem: Reprodução / OnePlus)
Programa de atualização para a versão beta do Android 12 é suspensa para o OnePlus 9 e 9 Pro. (Imagem: Reprodução / OnePlus)

Ao tentar identificar a causa do problema, a empresa percebeu que em todos os casos de smartphones inutilizados a opção bootloader estava bloqueada antes do procedimento, algo que a companhia chinesa não previu antes de liberar o software. Para evitar novos casos, a OnePlus interrompeu a distribuição da atualização até que a falha seja corrigida.

De início, as falhas foram identificadas apenas nos modelos OnePlus 9 e 9 Pro, ambos suspensos desde então. Mas alguns usuários têm afirmado que o problema também ocorre no modelo OnePlus 9R. Se você tem algum desses modelos e não consegue mais ligar o seu smartphone depois da instalação do Android 12, a equipe do XDA Developers montou um guia que te ajuda a recuperar seu smartphone, restaurando para o Android 11 com a ajuda de uma ferramenta da Qualcomm.