Previsto para chegar aos smartphones durante o segundo semestre deste ano, o Android 12 é a nova versão do sistema operacional do Google e que trará novos recursos para os usuários, tornando a experiência de uso mais pessoal, intuitiva e personalizável. A nova versão também traz mudanças significativas referentes a privacidade do usuário, sendo possível acessar às permissções dos aplicativos, impedir o uso da localização do GPS e ser notificado assim que uma aplicação utilizar a câmera ou microfone. Apesar do grande avanço, por enquanto ainda não é possível impedir que apps como o Facebook ou Instagram rastreiem a navegação.

Dica: iOS 15 - data de lançamento e novidades do novo sistema da Apple;

Versão beta

A versão beta do Android 12 já está disponível e pode ser instalada a partir do próprio Google. Como de costume, o sistema chegou primeiramente para os smartphones da linha Pixel e posteriormente será liberado para os demais modelos, principalmente aqueles que foram lançados entre o ano passado e 2021, abragendo vários segmentos, como intermediários e topos de linhas, por exemplo.

O processo de instalação do novo firmware no seu celular é bem simples porém requer alguns cuidados; para saber como instalar o Android 12 Beta CLIQUE AQUI.

  • Pixel 3 (Beta já disponível);
  • Pixel 3 XL (Beta já disponível);
  • Pixel 3a (Beta já disponível);
  • Pixel 3a XL (Beta já disponível);
  • Pixel 4 (Beta já disponível);
  • Pixel 4 XL (Beta já disponível);
  • Pixel 4a (Beta já disponível);
  • Pixel 4a (5G) (Beta já disponível);
  • Pixel 5 (Beta já disponível);
  • Zenfone 8 (Beta já disponível)

Vale ressaltar que a beta é instável e pode apresentar erros e falhas durante o uso. Essa versão não traz todos os recursos que chegarão na versão final, embora permita conferir antecipadamente algumas novidades que estarão presentes no Android 12, como o novo design das notificações na tela de bloqueio ou painel de controle.

Lançamento do Android 12

Segundo informações vazadas em documento do Google, o editor-chefe do XDA Developers, divulgou que o Android 12 deve ter uma versão estável publicada em 4 de outubro.

O que esperar do novo Android?

A cada ano o Google apresenta novidades no seu sistema operacional, tornando-o mais otimizado para garantir uma maior autonomia de bateria e inserindo novas funcionalidades, permitindo que o sistema forneça novas opções de produtividade ou personalização. Para essa versão teremos uma grande evolução na interface do Android, que apresentará um painel de controle totalmente modificado e semelhante ao que é visto na One UI, sistema nativo dos telefones da Samsung.

Durante o evento Google I/O, realizado na semana passada pela Gigante das Buscas, foi informado que a empresa trabalha para aumentar a possibilidade de personalização, permitindo que o usuário crie suas próprias paletas de cores. Além disso, a desenvolvedora revelou a adição de novas medidas de privacidade, recurso popular no iOS e que será implementado no Android em breve.

Novidades do sistema

Material You

Diferentemente da versão anterior, o Android 12 permitirá executar diversas alterações no visual do sistema fazendo com que o Android seja mais pessoal e atenda ao gosto de cada pessoa. O recurso utilizará como base a escala de cores do wallpaper que está definido na tela inicial, criando automaticamente uma escala de cores que será integrada nas notificações, painel de controle e opções de configurações.

O objetivo da empresa foi criar um sistema que seja agradável, intuitivo e produtivo. Ainda sobre a o design do Android 12, também foram adicionadas novas animações - que podem ser desativadas através do modo desenvolvedor - e que prometem tornar a navegação mais fluida.

Nova interface do Android 12. (Foto: Divulgação/Google).
Nova interface do Android 12. (Foto: Divulgação/Google).

A barra de notificações também recebeu mudanças, trazendo novos ícones, cores e adicionando um visual mais arredondado, algo que já vem sendo adicionado desde o Android 10.

Painel de controle e animações

Com opções no formato retangular, o painel de controle recebeu uma mudança significativa, mantendo a possibilidade de personalizar os atalhos. De acordo com o Google, o Android 12 recebeu aprimoramentos no processamento para garantir uma resposta ao toque mais eficiente para reduzir o uso de CPU e aumentar a vida útil da bateria.

Novas animações no Android 12. (Foto: Divulgação/Google).
Novas animações no Android 12. (Foto: Divulgação/Google).

Widgets

É provável que a inserção das opções de widgets no iOS 14 tenha feito com que a Google aprimorasse essa função no Android e que há bastante tempo não recebe atenção da empresa, que geralmente foca em outros aspectos do seu firmware. Além de estarem animados e sincronizados com os aplicativos, os widgets também receberam uma alteração no design, passando a contar com bordas arredondadas e maior possibilidade de interação.

Widgets no Android 12. (Foto: Divulgação/Google).
Widgets no Android 12. (Foto: Divulgação/Google).

Privacidade

Quanto a privacidade, o Android 12 traz duas novidades interessantes: a possibilidade de restringir o uso do local exato gerado pelo GPS e notificação de uso da câmera ou microfone pelos aplicativos. Ambos os recursos já estão presentes no iOS e finalmente serão implementados no sistema do Google, permitindo que os usuários tenham novas configurações de privacidade, tema que está em alta nos últimos anos.

A primeira funcionalidade permite configurar individualmente o acesso à localização pelos aplicativos, ativando ou desativando o acesso ao preciso do GPS, que fornece a localização exata do aparelho. Ao desativar a função o aplicativo em questão poderá visualizar apenas a localização aproximada, genérica e que não é de fato a posição atual do celular.

Notificação de uso do microfone e câmera. (Foto: Divulgação/Google).
Notificação de uso do microfone e câmera. (Foto: Divulgação/Google).

O segundo, por sua vez, informará quando algum aplicativo estiver acessando a câmera ou o microfone do celular. A função está presente em algumas variações do Android e finalmente chegará de forma nativa na versão mais recente.

Quando será lançada a versão final?

De acordo com o cronograma que foi apresentado pelo Google, a nova versão do sistema deverá ser oficializada no mês de setembro, assim como nas gerações passadas. Embora o sistema chegue ainda neste ano, é provável que os celulares intermediários recebam o update apenas em 2022, visto que as fabricantes realizam alterações no Android.

Cronograma do Android 12. (Foto: Divulgação/Google).
Cronograma do Android 12. (Foto: Divulgação/Google).

O que achou das novidades do Android 12? Sentiu falta de alguma função? Conta pra gente, comente!