A rede social Clubhouse ganhou destaque no início deste ano após diversos famosos promoverem a plataforma que, até então, estava disponível apenas para pessoas convidadas e que possuíam smartphones da Apple, já que era compatível apenas com o sistema iOS.

Neste final de semana, a Alpha Technologies, desenvolvedora da rede social, anunciou a versão estável do aplicativo, agora disponível de forma global. A novidade chega após três meses de exclusividade para o iOS, e há alguns dias atrás, alguns países já haviam começado a receber a versão beta do aplicativo para Android, o que inclui o Brasil. Apesar de estar disponível para download em todo o mundo, o acesso ainda é restrito a pessoas convidadas.

Clubhouse tem queda de downloads

Durante o início deste ano, a nova rede social do momento ganhou diversos adeptos, principalmente os famosos Elon Musk e Oprah Winfrey, o que promoveu ainda mais a plataforma nos holofotes da fama. A limitação de usuários foi um dos aspectos que tornou o Clubhouse cada vez mais especial, e sua taxa de downloads chegou a alcançar mais de 9 milhões apenas em fevereiro.

Se você não tiver o convite, o máximo que pode fazer é reservar o seu @. (Imagem: Adalton Bonaventura)
Se você não tiver o convite, o máximo que pode fazer é reservar o seu "@". (Imagem: Oficina da Net / Adalton Bonaventura)

Contudo a sua popularidade foi caindo de forma considerável, principalmente depois que problemas de segurança e armazenamento deixaram seus usuários com um pulga atrás da orelha quanto a privacidade que a plataforma oferece. Em março deste ano, o número de downloads em todo mundo caiu 72%, alcançando 2,4 milhões.

Como o Android é a plataforma móvel líder no mercado nacional, a expectativa da desenvolvedora é que ele passe a ser mais utilizado em todo o mundo, o que inclui o Brasil. Uma outra estratégia avistada recentemente é a inclusão de um processo de monetização para criadores de conteúdo. Isso talvez seja reflexo de um mercado disputado, especialmente com a chegada do Spaces do Twitter, e a futura concorrência do Facebook e do Spotify.