O mercado de smartphones tem sido bem agitado durante o primeiro semestre deste ano e, ao que tudo indica, a coisa pode ficar ainda mais intensa daqui para frente. Grandes lançamentos ainda são esperados, como novas gerações de flagships já conhecidos.

Falando em flagships, a segunda semana de junho já se foi, mas trouxe um dos carros-chefes da Xiaomi. O Mi 11, lançado na China em dezembro do ano passado, foi anunciado em solo brasileiro como o maior destaque desta semana. Vamos agora relembrar os smartphones lançados nesta semana.

Celulares lançados nesta semana

Xiaomi Mi 11

Depois de seis meses do lançamento oficial na China, o Mi 11, primeiro modelo do mundo a ser equipado com o poderoso Snapdragon 888, chegou ao Brasil nesta semana. Em um evento transmitido pelas redes sociais da empresa no país, o Xiaomi Mi 11 tornou-se o mais recente em território brasileiro.

Xiaomi Mi 11 já está disponível no Brasil. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)
Xiaomi Mi 11 já está disponível no Brasil. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)

O aparelho dispensa apresentações. Além do mais robusto processador da Qualcomm, o Mi 11 possui opções de hardware com 8 ou 12GB de RAM, mais 128 ou 256GB de armazenamento. A tela se trata de um painel AMOLED de 6,81 polegadas e suporte para taxa de atualização de 120Hz.

As câmeras do Mi 11 entregam imagens de alta resolução acompanhadas de versatilidade e funções aprimoradas. Três lentes são integradas na traseira, sendo uma principal de 108MP, mais uma ultrawide de 13MP e uma macro de 5MP. Esse conjunto pode gravar vídeos em resolução 8K a 30 quadros por segundo (FPS).

No demais, temos o Android 11 com a interface MIUI 12.5, e uma bateria de 4.600 mAh com capacidade de suportar cargas de 55W quando espetado no carregador e 50W na tecnologia sem fio. O preço é o que mais surpreende: a partir de R$ 7.999.

Ficha técnica: Xiaomi Mi 11

Xiaomi Mi 11 - Veja aqui a ficha técnica completa

Nokia C20 Plus

O outro lançamento da semana foi anunciado nesta sexta (11) pela HMD Global na China. O Nokia C20 Plus é o novo modelo de entrada da fabricante com foco em hardware modesto, integrado com boa bateria e preço acessível. Com isso, podemos dizer que o grande destaque do aparelho está na bateria que possui um tanque de 4.950 mAh com capacidade para cargas de até 10W.

Nokia C20 Plus. (Imagem: Reprodução / HMD Global)
Nokia C20 Plus. (Imagem: Reprodução / HMD Global)

As demais informações do modelo listam as configurações de 3GB de RAM de 32GB de armazenamento aliado ao processador Unisoc SC9863A, chip que oferece um baixo custo ideal para dispositivos desta categoria. A tela se trata de um painel LCD com resolução HD+ e tamanho de 6,5 polegadas, além de um entalhe em formato de gota para abrigar a câmera de 5MP.

Falando em câmeras, temos duas na traseira. O módulo fica posicionado no centro da tampa traseira do dispositivo com um formato redondo, abrigando uma lente principal de 8MP, mais um sensor adicional de 2MP para captação de dados de profundidade.

O Nokia C20 Plus vem integrado com o Android 11 Go Edition, uma versão mais enxuta do sistema para aparelhos modestos, além de um leitor de impressões digitais e Face Unlock para desbloqueio do celular utilizando as expressões faciais.

Confira os lançamentos da semana passada:

E o que vem por aí?

É verdade que não tivemos muitos lançamentos de smartphones nesta semana. Mas ainda em junho, grandes novidades estão por vir. O Google Pixel 5a 5G, que segundo rumores, seria anunciado nesta sexta 11 de junho, infelizmente não deu as caras ainda.

Na próxima semana falaremos um pouco mais sobre a realme, empresa chinesa que confirmou a realização de um evento na próxima terça, 15 de junho, para anunciar a versão global do realme GT 5G. O aparelho tem o objetivo de se tornar o modelo com Snapdragon 888 mais barato do mercado. Além disso, a empresa vai anunciar o realme 8 Pro no Brasil no dia 23 de junho.

Modelos como o Honor 50 e Huawei P50, que já deveriam ter sido anunciados, permanecem em segredo e sem futuro definido no momento.