O tempo voa, não é mesmo? Já estamos no mês de junho e a primeira semana também já se foi. Durante esta semana, algumas empresas apareceram no mercado de smartphones anunciando novos modelos para diferentes países. O foco estava no evento da Huawei, já que o público aguardava ansiosamente a chegada do P50, o que não aconteceu.

Com isso, os destaques ficaram para a Samsung, que nesta sexta anunciou dois novos smartphones de linha intermediária com foco em bateria e equilíbrio de preço com ficha técnica, além do Galaxy M12 que foi anunciado em solo brasileiro durante essa semana.

Celulares lançados nesta semana

realme X7 Max 5G

Logo no início da semana, a realme, empresa chinesa que tem conquistado cada vez mais o seu espaço, anunciou na Índia o realme X7 Max 5G, aparelho que também já estava disponível na China com o nome realme GT Neo. Dito isso, o aparelho vem exibindo o mesmo design, hardware e cores.

Sendo assim, temos um dispositivo equipado com uma tela AMOLED de resolução Full HD+, tamanho de 6,43 polegadas e uma taxa de atualização de 120Hz. A tela ainda possui um furo no canto superior esquerdo para abrigar a lente frontal de 16MP, além de contar com o leitor de impressões digitais integrado ao display e proteção de vidro Dragontrail Glass - painel fabricado pela AGC e bem similar ao famosos Gorilla Glass da Corning.

realme X7 Max 5G. (Imagem: Reprodução / realme)
realme X7 Max 5G. (Imagem: Reprodução / realme)

Debaixo do capô o aparelho conta com o processador Dimensity 1200 da MediaTek, aliado a configurações de 8 ou 12GB de RAM e 128 e 256GB de armazenamento no padrão UFS 3.1, o mais rápido do mercado atualmente. Na traseira, tem uma configuração de câmera tripla que consiste em uma principal de 64MP (sensor Sony IMX682), acompanhado de uma ultrawide de 8MP e outra de 2MP para efeito em fotos macro.

Por fim, o realme X7 Max 5G é alimentado por uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento SuperDart de 50W, possui um sistema de alto-falantes estéreo no padrão Dolby Atmos, conector P2 para fones de ouvido de 3,5 mm e rodando Android 11 sob a interface realme UI 2.0.

Samsung Galaxy M12

Na última quarta-feira, a Samsung também apareceu para lançar o Galaxy M12 no Brasil, aparelho que deu as caras inicialmente no Vietnã durante o mês de fevereiro. O aparelho mantém o design padrão de outros smartphones intermediários da empresa, com câmeras posicionadas no formato cooktop e um entalhe em forma de gota para alojar a lente frontal.

Galaxy M12. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Galaxy M12. (Imagem: Reprodução / Samsung)

A tela do aparelho trata-se de um painel de um tipo IPS, com resolução Full HD, tamanho de 6,5 polegadas e taxa de atualização de 90Hz, anulando o tradicional 60Hz que encontramos em outros modelos da mesma categoria. Sob o entalhe, a câmera frontal possui resolução de 8MP.

O aparelho vem equipado com o processador Exynos 850, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Ele vem integrado de fábrica com o sistema Android 11, rodando sob a interface de usuário One UI 3.1 Core, uma versão mais enxuta para modelos de hardware modesto.

As câmeras traseiras consistem em um conjunto de quatro lentes, sendo uma principal de 48MP, mais uma ultrawide de 5MP, macro de 2MP e por fim, outra de 2MP para utilização em dados de profundidade. Tudo isso é alimentado por um bateria de 5.000 mAh que suporta cargas de até 15W.

Samsung Galaxy M12 - Veja aqui a ficha técnica completa

Samsung Galaxy A22 4G

Galaxy A22 4G. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Galaxy A22 4G. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Nesta sexta a Samsung anunciou dois novos modelos de nível intermediário. O Galaxy A22 chega oferecendo dois tipos de configurações, ambas com foco em conectividade: uma 4G e outra 5G. O processador equipado se trata do Helio G80 da MediaTek, aliado de configurações com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.

A tela vem com um painel Super AMOLED, 6,4 polegadas a taxa de atualização de 90Hz. Para as câmeras, o A22 4G adota em um sensor frontal de 13 MP e quatro traseiras, que consiste em uma principal com resolução de 48MP, acompanhado de uma ultrawide de 8MP e dois sensores extras de 2MP cada para utilização em fotos macro e captação de dados de profundidade de campo. A bateria mantém os 5.000 mAh com carregamento de 15W.

Samsung Galaxy A22 4G - Veja aqui a ficha técnica completa

Samsung Galaxy A22 5G

O Galaxy A22 5G vem com uma tela IPS de 6,6 polegadas, resolução Full HD+ e a tradicional taxa de atualização 60Hz, o que o torna inferior em relação ao seu irmão 4G. Para compensar esta inferioridade, o chip equipado é o Dimensity 700 da MediaTek capaz de suportar acesso a redes 5G.

Além disso, ele conta com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. O seu conjunto de câmeras, no geral, é inferior ao do modelo 4G, com uma lente a menos que o seu irmão. As três câmeras traseiras possuem resolução de 48MP na principal, mais uma ultrawide de 5MP e um terceiro sensor de 2MP para captação de dados de profundidade. A lente frontal possui 8MP.

Galaxy A22 5G. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Galaxy A22 5G. (Imagem: Reprodução / Samsung)

A bateria do Galaxy A22 5G possui um tanque de 5.000 mAh com suporte para carregamento de 15W, combinação que deve garantir cargas em tempo relativamente hábil e muitas horas de autonomia.

Confira os lançamentos da semana passada:

E o que vem por aí?

Agora os olhos começam a focar nos lançamentos da próxima semana, os que parecem ter sido confirmados e aqueles que podem aparecer de repente, como uma verdadeira surpresa. Um dos mais aguardados é o Huawei P50, aparelho que deveria ter sido lançado em abril, foi adiado para maio, depois para junho, mas até agora nada.

Pelo que sabemos, o lançamento deste smartphone ficou para depois, já que em um evento ocorrido nesta semana, a gigante chinesa apresentou o HarmonyOS como seu novo sistema operacional, além de estrear modelos com esse software, como os tablets da linha MatePad e os relógios Watch 3 e 3 Pro. Apesar de não apresentar o Huawei P50, a empresa divulgou um vídeo sobre o seu design. Confira;

Vídeo incorporado do YouTube

Os modelos que podem finalmente ser anunciados envolvem o Google Pixel 5a 5G com data prevista para 11 de junho, além do Xiaomi Mi 11 chegar ao Brasil em evento programado para a próxima terça-feira, 8 de junho. Será que vai? Vamos aguardar!