A Samsung anunciou para o mercado europeu os novos Galaxy A22 4G e Galaxy A22 5G, dispositivos de nível intermediário que chegam como uma excelente opção para quem procura uma bateria competente, pacote de câmeras satisfatório e um preço baixo que valoriza ainda mais o produto frente aos seus concorrentes.

Os dois exibem o mesmo design com o sensor biométrico integrado ao botão de energia na lateral, e um equilíbrio muito bem pensado pela gigante sul-coreana ao oferecer os dois aparelhos. Enquanto o A22 5G oferece internet mais rápida por conta da conectividade a redes de quinta geração, o A22 4G carrega um pacote com quatro câmeras traseiras, uma a mais que seu irmão, para equilibrar a ficha técnica de ambos.

Galaxy A22 5G

Galaxy A22 5G. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Galaxy A22 5G. (Imagem: Reprodução / Samsung)

O Galaxy A22 5G vem com uma tela IPS de 6,6 polegadas, resolução Full HD+ e a tradicional taxa de atualização 60Hz. O painel tem o formato Infinity-V, o que significa que a câmera frontal é alojada em entalhe no topo da tela com formato de gota.

Para fornecer o suporte a redes 5G, o aparelho vem integrado com o poderoso chip Dimensity 700 da MediaTek, além de 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. O seu conjunto de câmeras no geral, é inferior ao do modelo 4G. As três câmeras traseiras possuem resolução de 48MP na principal, mais uma ultrawide de 5MP e um terceiro sensor de 2MP para captação de dados de profundidade. A lente frontal possui 8MP.

A bateria do Galaxy A22 5G possui um tanque de 5.000 mAh com suporte para carregamento de 15W, combinação que deve garantir cargas em tempo relativamente hábil e muitas horas de autonomia.

Galaxy A22 4G

O Galaxy A22 4G pode não suportar a conectividade 5G, mas há quem diga que seu hardware é mais eficiente e atrativo que seu irmão. O processador equipado se trata do Helio G80 da MediaTek, que apesar do suporte para redes mais antigas como 4G e 3G, tem um desempenho bem semelhante ao Dimensity 700.

Diferente do A22 5G que possui uma tela IPS, o modelo 4G ostenta um painel Super AMOLED, que apesar de ser menor com "apenas" 6,4 polegadas, também possui uma taxa de atualização maior: 90Hz. O desempenho do aparelho também fica a cargo das memórias com até 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.

Galaxy A22 4G. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Galaxy A22 4G. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Para as câmeras o A22 4G adota em um sensor frontal de 13 MP e quatro traseiras, que consiste em uma principal com mesma resolução de 48MP, acompanhado de uma ultrawide de 8MP e dois sensores extras de 2MP cada para utilização em fotos macro e captação de dados de profundidade de campo. A bateria mantém os 5.000 mAh com carregamento de 15W.

Preço e disponibilidade

Programados para chegarem às vitrines das lojas da Europa apenas em julho, a Samsung revelou apenas a faixa de preço do Galaxy A22 5G. Ambos podem ser encontrados nas cores Violeta, Menta e Branco, além do Cinza, exclusivo para o modelo 5G e o Preto para a variante 4G.

O Galaxy A22 5G com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento chegará custando €229, algo em torno de R$ 1.420 em conversão direta nos critérios atuais. O lançamento dos dispositivos fora da Europa, o que inclui o Brasil, ainda é desconhecido.