O quinto mês do ano já acabou, e aparentemente nada mudou no mercado de smartphones no Brasil. Assim como já tem sido levantado por diversas vezes aqui no Oficina da Net, a Samsung segue disparada como a maior empresa de celulares atuando em solo brasileiro e mantém a média de outros anos, apesar da pandemia que assola a humanidade há mais de quinze meses.

Em uma análise fria baseada nos dados coletados pela StatCounter durante o mês de maio, podemos afirmar que o cenário continua igual ao de meses anteriores. As empresas continuam intactas em seus devidos lugares no ranking, mas já demonstram ações que podem causar mudanças maiores no futuro - a Xiaomi é uma delas.

Samsung segue líder absoluta no Brasil

Seguindo a ordem do ranking, a Samsung continua imbatível na liderança com um bom saldo de diferença em relação a Motorola, segunda colocada no Top 5 de empresas no Brasil.

A gigante sul-coreana apresentou uma leve queda em relação ao mês anterior, mas manteve a mesma média, passando de 45,26% em abril, para 44,98% em maio. A Motorola vem logo atrás com um ligeiro avanço, mas nada tão significativo, passando de 21,29% em abril, para 21,61% em maio.

Em terceiro lugar temos a Apple, que vem apresentando uma queda de participação de vendas no Brasil desde fevereiro deste ano. A empresa que possuia um percentual de 13,66% no fim do segundo mês de 2021, chegou a 13,2% em abril e 12,82% em maio. O último maior percentual de vendas de iPhones no Brasil foi em outubro de 2020, quando a Maçã alcançou 15,27%.

Xiaomi é a empresa que mais cresce

Em quarto lugar temos a Xiaomi, empresa chinesa que tem conquistado cada vez mais o seu espaço no mercado de smartphones no Brasil. A ascensão da empresa parece ter relação direta com os diversos dispositivos que são anunciados por aqui.

Percentual atingido pelas empresas entre Maio de 2020 até abril de 2021. (Imagem: StatCounter)
Percentual atingido pelas empresas entre Maio de 2020 até abril de 2021. (Imagem: StatCounter)

Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, a gigante chinesa detinha o percentual de 9,05% de aparelhos vendidos no Brasil. Quatro meses mais tarde, a empresa continua aumentando a sua participação e agora possui uma média de 10,17%, período que tem relação direta com o lançamento do POCO X3, POCO F3 e até os recém lançados integrantes da linha Redmi Note 10.

Essa diferença pode não parecer muita coisa, mas é um evidência de que a Xiaomi é a empresa que mais cresce no Brasil, e aos poucos, pode começar a ameaçar o terceiro lugar da Apple.

Para fechar o ranking, em quinto lugar temos a LG, empresa que anunciou a sua saída do mercado de smartphones em âmbito internacional, mas que ainda continua mantendo sua média em solo brasileiro, muito por conta do número de aparelhos que ainda estão disponíveis para compra no mercado em geral. A empresa continua apresentando praticamente a mesma média, já que alcançou 6,39% em abril e saltou para 6,42% em maio.

Comparação com o mesmo período do ano passado

Comparando os resultados de maio de 2021 com o mesmo período do ano passado, temos poucas surpresas em relação a tudo que já explanamos até aqui. Naquela ocasião, as empresas já estavam ocupando os mesmo lugares no ranking que agora, porém com destaques para a Apple e Xiaomi.

Enquanto a Samsung, Motorola e LG apresentaram resultados quase idênticos, os números da Apple deixam mais evidente ainda a sua queda em 2021. Em maio de 2020, a fabricante de iPhones possuía um percentual de 14,61%. A Xiaomi, por sua vez, já demonstrava os primeiros passos do seu crescimento, e hoje alcançou mais de 3% do mercado em relação ao ano passado. Veja os números:

Maio/2020 % Maio/2021 %
1 Samsung 44,49 Samsung 44,98
2 Motorola 21,76 Motorola 21,61
3 Apple 14,61 Apple 12,82
4 Xiaomi 10,17 Xiaomi 7,74
5 LG 6,39 LG 6,42

Histórico de 2021