Recentemente a Xiaomi nos surpreendeu demonstrando sua nova tecnologia de carregamento rápido. Através de um smartphone Mi 11 Pro modificado com bateria de 4000 mAh, a empresa conseguiu carregar totalmente o celular em apenas 8 minutos! De acordo com a companhia, o sistema de carregamento com fio "HyperCharge" de 200W permite essa façanha, além de carregar em 15 minutos se o usuário preferir recarregar sem utilizar cabos (com 120W).

As fabricantes chinesas de smartphones tem constantemente batalhando para competir qual oferece um carregamento mais rápido, chegando até a fazer demonstrações que podem ou não aparecer nas versões finais de seus celulares. Há dois anos a Xiaomi, por exemplo, chegou a demonstrar um sistema de carregamento de 100W que poderia recarregar uma bateria de 4000 mAh em 17 minutos, mas infelizmente o Mi 10 Ultra conseguiu somente em 23 minutos com 120W (com uma bateria de 4500 mAh).

Não é só a Xiaomi que oferece tecnologias de carregamento ultrarrápido

Não é só a Xiaomi que vem fazendo demonstrações de carregamento ultra rápidos, a Oppo com o VOOC e a OnePlus com o Warp sempre vem apresentando cada vez mais versões aprimoradas de suas tecnologias. No ano passado, a Oppo chegou a demonstrar um sistema de carregamento de 125W, onde uma bateria de 4000 mAh era carregada em apenas 20 minutos.

Abaixo você pode conferir a demonstração da nova tecnologia de carregamento rápido da Xiaomi:

As melhorias são sempre bem-vistas e a ideia de conseguir carregar um smartphone totalmente em 8 minutos sem dúvidas é chamativa. Porém, na maioria das vezes, estes sistemas exigem carregadores e cabos proprietários. É provável que a Xiaomi tenha usado o novo padrão USB-C 2.1 para realizar sua demonstração (confira a matéria sobre a tecnologia aqui).