O fim do mês de agosto trouxe poucas novidades ao ranking das principais fabricantes de smartphones no Brasil. Algumas empresas não apresentaram grandes mudanças na sua participação de vendas no país, enquanto outros deram um salto maior nesse quesito. Dentre as que mais cresceram, o destaque fica para a LG, que embora tenha encerrado suas atividades no departamento de celulares, apresentou um percentual maior que do mês anterior.

LG é a empresa que mais cresceu em agosto no Brasil

Em abril deste ano, a LG anunciou o fechamento da sua divisão de celulares após 5 anos de prejuízo. Apesar de não ter continuado com a fabricação de nenhuma variante existente e descartado qualquer novo lançamento, alguns modelos de smartphones da marca continuam disponíveis no mercado brasileiro — alguns até com um preço bem abaixo da média.

Com esse cenário em mente, podemos imaginar o motivo do crescimento da empresa durante o mês de agosto de 2021. Segundo o relatório coletado pela StatCounter, durante os últimos 31 dias, a LG alcançou o percentual de 6,68%, confirmando o maior crescimento dentre as principais empresas atuantes no mercado brasileiro.

Lançado em setembro de 2020, o LG Velvet foi o último grande lançamento da empresa no Brasil. (Imagem: Oficina da Net)
Lançado em setembro de 2020, o LG Velvet foi o último grande lançamento da empresa no Brasil. (Imagem: Oficina da Net)

Em julho, a empresa tinha registrado uma participação de 6%. Embora os números não registrem uma grande diferença em relação ao resultado deste mês, é possível que o aumento do percentual da LG tenha ligação com a queda das outras fabricantes, como Samsung, Apple e ASUS, em vez de um aumento significativo de vendas.

Motorola estaciona, Samsung e Apple diminuem o passo

O ranking das principais fabricantes de smartphones no Brasil já é há muito tempo ocupado por Samsung, Motorola e Apple. Já não é de hoje que a dona da linha Galaxy consolidou o seu posto de principal empresa no país, mantendo uma boa folga em relação à segunda colocada, Motorola.

Em agosto, a Samsung registrou um percentual de 44,57% — uma queda não muito significativa quando comparado ao resultado de julho, quando a empresa tinha 44,38%. A Motorola, por sua vez, ficou estacionada e registrou o mesmo percentual de participação do mês passado: 21,8%.

A Apple é a empresa que registrou a maior queda em relação ao mês anterior. Durante o mês de agosto, a Gigante de Cupertino registrou uma participação de 13%, contra 13,87% do relatório de julho. Ainda com boa vantagem em relação a quarta colocada, Xiaomi, a Apple tende a voltar a crescer nesta parte do ano, pois em breve deve anunciar a chegada da linha iPhone 13.

Em quarto lugar temos a Xiaomi, empresa que vem crescendo continuamente no mercado brasileiro durante os últimos meses. O oitavo mês de 2021 foi concluído com a participação da empresa chinesa em solo brasileiro com o percentual de 10,68%.

Market share de celulares em agosto no Brasil

Atualmente, o ranking das empresas com o maior percentual em vendas de smartphones no Brasil está da seguinte forma:

  1. Samsung - 44,57%
  2. Motorola - 21,8%
  3. Apple - 13%
  4. Xiaomi - 10,68%
  5. LG - 6,68%
  6. ASUS - 1,62%
  7. Desconhecido - 0,52%
  8. Huawei - 0,28%
  9. Lenovo - 0,22
  10. Alcatel - 0,1%

Comparação com o mesmo período do ano passado

Ao compararmos os resultados de agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, não percebemos muita diferença no percentual de participação das empresas como Samsung, Motorola e LG. O maior destaque fica para a Apple que teve um nível de participação muito maior em 2020, registrando 14,5%. De lá para cá, a empresa californiana tem diminuído cada vez mais o número de vendas dos seus produtos no Brasil.

Em contraste com isso, a Xiaomi vem registrando um aumento significativo desde agosto de 2020. Naquela ocasião, a chinesa defendia o percentual de 7,69%. Aos poucos, a empresa tem começado a aparecer no retrovisor da Apple.

Veja a tabela com o percentual de cada uma das fabricantes em agosto do ano passado e compare com o resultado de 2021:

# Agosto/2020 % Agosto/2021 %
1 Samsung 44,37 Samsung 44,57
2 Motorola 21,92 Motorola 21,8
3 Apple 14,5 Apple 13
4 Xiaomi 7,69 Xiaomi 10,68
5 LG 6,59 LG 6,68

Histórico de 2021

Fonte: StatCounter