Nesta segunda-feira (30), um novo rumor sobre a próxima geração de iPhones da Apple tomou conta da internet. O famoso analista de mercado Ming-Chi Kuo, especializado em previsões de produtos e estratégias da Apple, disse que a fabricante pode incluir conexão via satélite na linha iPhone 13. Desta forma, os aparelhos não precisam ficar reféns de operadoras de telefonia para se conectar à internet e realizar ligações. A informação inicial, porém, provavelmente estava incompleta.

Apple vai lançar o iPhone 13 com conexão via satélite?

A novidade de se utilizar conexão via satélite gerou muitas dúvidas e dezenas de rumores derivados. Ao que tudo indica, sim, a Apple pretende inserir esta função ao iPhone 13, mas com uma limitação maior do que a gente imagina. É verdade que um aparelho celular que utiliza a conexão por satélites pode ter sinal mesmo em locais onde nenhuma operadora de celular atua.

Explicando mais sobre esta funcionalidade, podemos lembrar do que tem feito a SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk, que enviou diversos satélites de órbita baixa para promover a conexão de internet até em locais mais isolados, como zonas rurais, por exemplo. Outro exemplo é o da Globalstar, empresa que tem defendido há muito tempo a conexão via satélite e tem promovido isso para determinadas fabricantes. Com o rumor do iPhone 13, as ações da Globalstar em Nova Iorque subiram 63%.

Mas para entender como isso de fato vai funcionar, pouco tempo depois dos boatos se espalharem, a Bloomberg, agência especializada em notícias do mercado financeiro, publicou seu próprio relatório, com mais detalhes sobre essa operação.

O iPhone 13 terá conexão via satélite, porém...

Conforme explicou a Bloomberg, o objetivo da Apple não é transformar os iPhones em celulares via satélite, que podem funcionar sem a necessidade de operadoras de telefonia. Na verdade, se a empresa optasse por isso, o iPhone 13 teria uma antena roubando a cena no seu visual. Geralmente, aparelhos celulares que se conectam via satélite, como aqueles utilizados em zonas rurais, exibem uma antena na área externa do telefone.

Você consegue imaginar o iPhone 13 com uma antena no topo do aparelho? (Imagem: Oficina da Net)
Você consegue imaginar o iPhone 13 com uma antena no topo do aparelho? (Imagem: Oficina da Net)

Na prática, a nova conexão seria usada apenas para situações de emergências, como para enviar informações básicas de localização, mensagens de texto e quem sabe um tipo de chamada telefônica. Isso pode ser muito útil em casos como desastres naturais ou quedas de avião.

Por se tratar de um rumor bem atípico do que estamos acostumados, é difícil responder a todas as perguntas nesse momento. Mas outro ponto do relatório da Bloomberg é que, embora a função possa ser anunciada já com a linha iPhone 13, que tem lançamento esperado em setembro, as redes necessárias para o funcionamento do serviço ainda não estão ativas. Desta forma, é possível que a novidade entre em vigor apenas em 2022 e ainda com muitas alterações.