Com o lançamento do iOS 14, o Apple Maps ganhou um sistema de classificação para classificar os estabelecimentos (empresas, restaurantes) e pontos de interesse selecionados pelo usuário. Entretanto, essa funcionalidade estava disponível somente para um pequeno grupo de países, incluindo a Austrália e o Japão. Porém, felizmente, de acordo com o site MacRumors, os usuários dos EUA e do Canadá ganharam o acesso à novidade.

A avaliação de lugares funciona para a grande maioria dos locais selecionados pelo usuário. O sistema é bem simples, resumindo-se em dar um "like" ou um "dislike". Ao selecionar uma das opções, o aplicativo irá solicitar que você avalie certos aspectos que você percebeu sobre o local avaliado.

Em comunicado com o site TheVerge, um porta-voz da Apple diz para os usuários adicionem contribuições com base no histórico do celular ou tablet, além das fotos no rolo da câmera. É importante salientar que a privacidade dos usuários será preservada, pois o nome não irá aparecer nas avaliações feitas.

Apple Maps ganha função de avaliação de estabelecimentos em mais países

Captura de tela do sistema de avaliação no Apple Maps. Fonte: macrumors
Captura de tela do sistema de avaliação no Apple Maps. Fonte: macrumors

Infelizmente o Apple Maps ainda não permite avaliações por escrito, ou seja, os usuários do iOS e do iPadOS ainda terão de recorrer a serviços como o Yelp e o Tripadvisor. Ainda há muito o que melhorar para que o aplicativo da Apple se equipare ao Google Maps, mas é provável que aos poucos ocorram mais melhorias para amenizar essa disparidade.

Lançamento e disponibilidade

Ainda não se sabe quando a funcionalidade de avaliação do Apple Maps estará disponível para os usuários no Brasil. Fique atento para mais novidades no Oficina da Net e não deixe de compartilhar a matéria com seus amigos nas redes sociais!