Concorrente ao Google Maps e Waze, o Apple Maps finalmente começou a disponibilizar no Brasil uma função que já está presente nos outros aplicativos há bastante tempo, sendo possível visualizar durante o trajeto a existência de radares de velocidade ou lombadas eletrônicas.

Nova funcionalidade

O recurso ainda está em fase de testes mas aparentemente será liberado na versão estável do aplicativo em breve. A nova função permite que o motorista visualize os radares de velocidade que estão presentes no trajeto, sendo alertado com antecedência sobre a existência do equipamento a fim de adequar-se ao limite estebelecido na via.

Por enquanto a novidade está disponível oficialmente apenas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Ainda não sabemos quando a função chegará para os brasileiros, mas é esperado que haja uma atualização estável ainda neste ano. Até lá é possível utilizar a versão beta, que apesar de funcionar bem apresenta um banco de dados desatualizado e incompatível com a realizadade, muitas das vezes informando um radar onde não existe ou o contrário.

Radares no Apple Maps. (Foto: Reprodução/Consomac).
Radares no Apple Maps. (Foto: Reprodução/Consomac).

A identificação de radares não é mais uma novidade e está presente no Maps e no Waze há anos. Além disso, apenas para curiosidade, há na Play Store vários aplicativos próprios em que o usuário pode participar de comunidades e relatar problemas no trânsito em tempo real, como engarrafamentos, acidentes, obras, buracos e radares.

Leia também:

Novidades no Maps

O Google também vem trabalhando para adicionar mais funcionalidades no seu aplicativo de GPS. No mês passado a empresa adicionou o modo escuro de forma nativa, podendo ser ativado através das configurações do aplicativo. Além de trazer um maior conforto visual o dark mode também economiza bateria em smartphones com tela do tipo AMOLED.