A Huawei realizou um evento na manhã desta quarta-feira (2) para oficializar, dentre muitos lançamentos, o HarmonyOS como seu novo sistema operacional integrado em seu ecossistema que agrega smartphones, smartwatches, tablets, smart TVs e outros dispositivos loT (Internet das Coisas).

Durante a apresentação, a empresa destacou quais as vantagens do software e esclareceu de uma vez por todas as suas funções inovadoras. A intenção da gigante chinesa foi criar uma plataforma capaz de oferecer conectividade entre muitos dispositivos distintos. O Oficina da Net traz em primeira mão todos os detalhes da nova plataforma da Huawei.

Versatilidade e integração

O sistema é único mas desenvolvido individualmente para diferentes dispositivos.
O sistema é único mas desenvolvido individualmente para diferentes dispositivos. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Com o objetivo de oferecer uma plataforma única para diversos dispositivos, a Huawei projetou o mesmo HarmonyOS para oferecer a melhor experiência em cada aparelho individualmente. Enquanto dispositivos mais exigentes possuem a versão do sistema mais completa, como smartphones, tablets e televisores, a mesma plataforma é enxugada para dispositivos de menor usabilidade como smartwatches e outros aparelhos conectados.

Até agora, a Huawei possuía um sistema independente para cada um dos seus dispositivos e nem sempre ofereciam integração entre eles de forma prática. A principal vantagem de uma plataforma única, está na versatilidade entre diferentes dispositivos utilizados no dia a dia.

Painel de Controle

O Painel de Controle tem o gerenciamento de suas funções de forma simplificada.
O Painel de Controle tem o gerenciamento de suas funções de forma simplificada. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Na interface do sistema há um recurso chamado pela empresa de Painel de Controle. Durante a apresentação, a Huawei demonstrou o que está envolvido nesta função que promete oferecer praticidade ao gerenciar os dispositivos conectados ao seu celular. O seu funcionamento envolve uma central de gerenciamento onde é possível facilmente escolher e operar um dispositivo conectado na palma da mão.

O usuário pode arrastar os dispositivos que são representados por bolhas para o círculo central que representa o seu smartphone. De forma simples, é possível escolher onde você quer compartilhar seus arquivos, espelhar a tela ou transmitir o áudio para um determinado dispositivo.

Além disso, esse painel exibe widgets que também facilitam o controle entre conexões Wi-Fi e Bluetooth sem ter que acessar as configurações a todo momento.

Super Dispositivos

É possível compartilhar arquivos entre dispositivos de forma prática.
É possível compartilhar arquivos entre dispositivos de forma prática. (Imagem: Reprodução / Huawei)

O terceiro tópico explanado pela Huawei durante o evento também envolve integração entre dispositivos. Com o HarmonyOS, é possível utilizar um computador ou até uma televisão com o seu smartphone, se precisar de uma tela maior para fazer edições, reproduzir vídeos, chamadas de vídeo e infinitas possibilidades.

Dito isso, o novo sistema operacional oferece também a comodidade de utilizar outros dispositivos para funções adicionais. O novo ecossistema da Huawei é capaz de integrar tudo a um só objetivo.

HarmonyOS Connect

Eletrodomésticos integrado com o novo HarmonyOS também oferecem conectividade entre dispositivos. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Eletrodomésticos integrado com o novo HarmonyOS também oferecem conectividade entre dispositivos. (Imagem: Reprodução / Huawei)

O HarmonyOS Connect tem uma premissa bem semelhante a do NFC que conhecemos, em que envolve interagir com outro dispositivo apenas por aproximação. Com o objetivo de facilitar ainda mais a conexão entre diferentes dispositivos, a empresa criou um sistema em que é possível integrar um smartphone a um micro-ondas, por exemplo, apenas aproximando o telefone do eletrodoméstico.

A função pode ser aproveitada de formas diferentes entre os diversos tipos de aparelhos que é possível integrá-lo. Por exemplo, ao conectar com um refrigerador integrado com o novo sistema operacional da chinesa, o usuário pode obter informações sobre os alimentos e temperaturas ideais para eles.

O objetivo da companhia é fazer os usuários aproveitarem ao máximo a inteligência artificial de seus eletrodomésticos. Para expandir a opção de produtos, a Huawei conta com uma série de parceiros para criar produtos com o novo HarmonyOS.

Segurança

Apesar de oferecer praticidade, segurança é outra preocupação da Huawei. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Apesar de oferecer praticidade, segurança é outra preocupação da Huawei. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Ao perceber que a nova plataforma da Huawei oferece integração com diversos dispositivos de forma simples, é possível que surjam dúvidas sobre situações em que a segurança e privacidade do usuário estejam em risco. Para evitar essas situações, a gigante chinesa promete que os aparelhos conectados somente se tornarão Super Dispositivos depois de passarem por uma série de autenticações.

Além disso, o sistema não permite o acesso a uma câmera de forma automática e a todo momento, por exemplo, com o objetivo de evitar bisbilhotagem e outras invasões de criminosos. A segurança desses dispositivos estão sendo desenvolvidas e aprimoradas a todo instante com a ajuda de diversas instituições internacionais.

Tela Inicial

Widgets mostram informações resumidas na Tela Inicial. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Widgets mostram informações resumidas na Tela Inicial. (Imagem: Reprodução / Huawei)

A Tela Inicial do HarmonyOS também oferece praticidade. Nela, é possível customizar widgets que mostram as informações de determinado aplicativo de forma simplificada, sem a necessidade de abrir o aplicativo. Na prática, isso pode funcionar para diversos tipos de aplicações, como entretenimento, saúde, produtividade e assim por diante.

Central de Serviços

Tudo ficou mais simples de gerenciar no HarmonyOS. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Tudo ficou mais simples de gerenciar no HarmonyOS. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Falando ainda em widgets, a Central de Serviços do novo HarmonyOS pode abrigar todos eles de forma simplificada em único espaço, para gerenciamento e visualização de todas as informações, mesmo que seja de dispositivos diferentes como smartphones, tablets e relógios inteligentes.

Melhor que a EMUI

O HarmonyOS, representado na core verde, consegue administrar melhor o espaço vazio na ROM do aparelho. (Imagem: Reprodução / Huawei)
O HarmonyOS, representado na core verde, consegue administrar melhor o espaço vazio na ROM do aparelho. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Em comparação com a EMUI, outra plataforma móvel desenvolvida pela Huawei, a empresa prometeu entregar um sistema que tenha mais performance e praticidade entre diversos tipos de dispositivos. Para alcançar esse objetivo, o segredo está no gerenciamento de armazenamento interno.

Em demonstrações durante o evento, a companhia mostrou que o novo sistema operacional permite conseguir administrar melhor a memória ROM disponível no aparelho e com isso, melhora o entre novos dados inseridos, de forma que, mesmo quando todo o espaço estiver cheio, o sistema não será afetado em nada no seu desempenho.