Hoje muitas pessoas deixaram de utilizar mídias físicas para ouvir músicas novas ou mesmo suas músicas favoritas, passando a utilizar na grande maioria das vezes os serviços de streaming de música. Pensando nisso, a Dolby Laboratories desenvolveu uma variante de sua tecnologia dedicada a transmissão de músicas pela nuvem, a Dolby Atmos Music. Porém, antes de sabermos o que é o Dolby Atmos Music e onde podemos acessá-lo, é necessário entender o que é a tecnologia Dolby Atmos.

O que é o Dolby Atmos?

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som surroud desenvolvida pela empresa Dolby Laboratories. Ela faz com que os sistemas de caixas de som com multicanal tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.

Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: Dolby (YouTube)
Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: Dolby (YouTube)

A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, alto-falantes para embutir no teto e na vertical (para refletir o som nas paredes).

Eu te convido a entender mais sobre as tecnologias de som surround em fones de ouvido.

Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: klipsch
Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: klipsch

O que é o Dolby Atmos Music?

O Dolby Atmos Music nada mais é do que a utilização dos mesmos princípios do Dolby Atmos, que se utiliza de um sistema de caixas de som com multicanal, mas levando em conta os serviços de streaming de música e os meios pelo qual o usuário irá ouvir, como os fones de ouvido ou soundbars. Ou seja, é uma tecnologia voltada para sistemas de som que possuem menos canais ou apenas dois como no caso de fones de ouvido, onde se virtualiza o som surround gerado por um sistema de caixas multicanal para que seja reproduzido por, por exemplo, dois canais (som estéreo).

Vídeo incorporado do YouTube

Onde posso ouvir o Dolby Atmos Music?

Inicialmente, em 2019, o Dolby Atmos Music foi disponibilizado para os serviços de streaming Tidal e Amazon Music, limitando assim, na grande maioria das vezes, o uso de dispositivos, tornando praticamente exclusivo para os fones de ouvido. Entretanto, em maio de 2020, a Dolby Laboratories passou a oferecer suporte à tecnologia via HDMI, permitindo que ela fosse utilizada por caixas de som também.

Atualmente, é possível ouvir músicas com o Dolby Atmos Music através do plano Hi-fi do serviço de streaming Tidal, no Apple Music e no Amazon Music Unlimited. No caso dos sistemas de caixas de som, até o momento Dolby informa que ele está disponível somente para as Amazon Echo Studio. Além disso, em junho de 2021 será possível acessar conteúdo com Dolby Atmos no serviço de streaming Apple Music.

É importante salientar que os fones de ouvido não precisam ser compatíveis com o Dolby Atmos Music e sim o dispositivo ou plataforma de streaming responsável pela reprodução do arquivo de música no formato de áudio que possui o tratamento para virtualizar o som surround para que seja possível reproduzi-lo através de 2 canais (referente aos dois lados do fone de ouvido). Ou seja, quando há propaganda de que um headphone possui suporte ao Dolby Atmos, é somente marketing, pois todos tem e não é necessário pagar a mais por isso.

Banner com lugares onde o usuário poderá usufruir do Dolby Atmos Music. Fonte: Dolby
Banner com lugares onde o usuário poderá usufruir do Dolby Atmos Music. Fonte: Dolby