Hoje muitas pessoas deixaram de utilizar mídias físicas para ouvir músicas novas ou mesmo suas músicas favoritas, passando a utilizar na grande maioria das vezes os serviços de streaming de música. Pensando nisso, a Dolby Laboratories desenvolveu uma variante de sua tecnologia dedicada a transmissão de músicas pela nuvem, a Dolby Atmos Music. Porém, antes de sabermos o que é o Dolby Atmos Music e onde podemos acessá-lo, é necessário entender o que é a tecnologia Dolby Atmos.

O que é o Dolby Atmos?

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som surroud desenvolvida pela empresa Dolby Laboratories. Ela faz com que os sistemas de som multicanal existentes tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.

A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, alto-falantes para embutir no teto e na vertical (para refletir o som nas paredes).

Entenda mais sobre as tecnologias de som surround em fones de ouvido neste artigo.

O que é o Dolby Atmos Music?

O Dolby Atmos Music nada mais é do que a utilização dos mesmos princípios do Dolby Atmos, mas levando em conta os serviços de streaming de música e os meios pelo qual o usuário irá ouvir, como os fones de ouvido ou soundbars. Ou seja, é uma tecnologia voltada para sistemas de som que não se utilizam do multicanal, virtualizando o som surround para que seja reproduzido por dois canais (som estéreo).

Onde posso ouvir o Dolby Atmos Music?

Inicialmente, em 2019, o Dolby Atmos Music foi disponibilizado para os serviços de streaming Tidal e Amazon Music, limitando assim, na grande maioria das vezes, o uso de dispositivos, tornando praticamente exclusivo para os fones de ouvido. Entretanto, no mês de maio deste ano, a Dolby Laboratories passou a oferecer suporte à tecnologia via HDMI, permitindo que ela fosse utilizada por caixas de som também.

Atualmente, é possível ouvir músicas com o Dolby Atmos Music através do plano Hi-fi do serviço de streaming Tidal e do Amazon Music. No caso dos sistemas de caixas de som, até o momento Dolby informa que ele está disponível somente para as Amazon Echo Studio.

Banner com lugares onde o usuário poderá usufruir do Dolby Atmos Music. Fonte: Dolby
Banner com lugares onde o usuário poderá usufruir do Dolby Atmos Music. Fonte: Dolby