O Dolby Atmos está presente em filmes, séries, jogos e até em músicas atualmente. Através da tecnologia desenvolvida pela Dolby Laboratories, é possível obter uma reprodução de sons com um posicionamento entre as fontes (vozes, instrumentos, explosões, passos) melhor. Saiba onde o Dolby Atmos pode ser encontrado nos serviços de streaming hoje.

Os serviços de streaming estão ganhando aos poucos a capacidade de suportar o Dolby Atmos, mas muitos ainda não sabem onde ter acesso a ele. Confira agora quais serviços de streaming, seja de filmes e séries ou de música, possuem suporte a este formato de áudio.

O que é o Dolby Atmos?

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som surround desenvolvida pela empresa Dolby Laboratories. Ela faz com que os sistemas de som multicanal existentes tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.

Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: Dolby (YouTube)
Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: Dolby (YouTube)

A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, alto-falantes para embutir no teto e na vertical (para refletir o som nas paredes).

O que é som surround?

O som surround, também conhecido como áudio multicanal, é um tipo de som que foi criado com o objetivo de fazer com que o som parece "cercar o ouvinte" em 360 graus. A intenção deste tipo de tecnologia, é que a pessoa tenha a impressão de que os sons gerados estão vindo de todas as direções possíveis.

O áudio multicanal foi criado na tentativa de reproduzir uma experiência que seja mais realista e envolvente para o ouvinte. Tirando os aspectos técnicos, esse tipo de áudio funciona através de vários canais de áudio que são reproduzidos através de alto-falantes posicionados em locais estratégicos da sala. Isso é criado a partir da fonte (arquivo de áudio) que depois são decodificados por diferentes tecnologias como, por exemplo, o Dolby.

O som surround pode ser criado se houver pelo menos quatro canais de áudio, podendo ir, por exemplo, até sete canais. Geralmente ele é descrito através de dois dígitos separados por um ponto decimal (4.1,5.1,6.1,7.1, etc) para saber quantos alto-falantes compõem o sistema. O primeiro dígito diz qual o número de canais primários, chamados de unidades satélite (satellite units), enquanto o segundo dígito (casa decimal) sinaliza a presença do LFE (Low Frequency Effect), que é reproduzido por um subwoofer.

Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: klipsch
Sistema de som com caixas que possuem suporte ao formato Dolby Atmos. Fonte: klipsch

O subwoofer é chamado de canal point-one e é responsável pela reprodução das frequências graves abaixo de 100Hz e possui a função gerar os sons, por exemplo, dos efeitos especiais de filmes e graves nas músicas.

Quais serviços de streaming possuem Dolby Atmos?

Antes de listar quais são os serviços de streaming que possuem Dolby Atmos, saiba que há diferenças entre o Dolby Atmos, presente em filmes e séries, e o Dolby Atmos Music. Este último, que possui "Music" no final, é voltado para escutar música em fones de ouvido, diferentemente do Dolby Atmos que costuma ser reproduzido através de múltiplas caixas de som para atingir seu potencial máximo. Agora, sem mais delongas, confira abaixo quais plataformas de streaming suportam o Dolby Atmos.

Serviços de streaming de filmes, séries que suportam o Dolby Atmos

  • Apple TV
  • Netflix
  • Disney+
  • Amazon Prime Video
  • HBO Max
  • Paramount+

Observação: O YouTube não reproduz vídeos com Dolby Atmos, todo vídeo da plataforma possui áudio estéreo (2.0).

Serviços de streaming de Música que suportam o Dolby Atmos Music

  • Tidal
  • Apple Music
  • Amazon Music Unlimited

Observação: Não confunda o Amazon Music Prime com o Amazon Music Unlimited. São serviços consideravelmente diferentes. No "Unlimited" você terá áudio em alta resolução, terá acesso ao Dolby Atmos Music e poderá acessar uma grande biblioteca de músicas, enquanto no "Prime", a quantidade de músicas é muito menor, a qualidade de áudio é pior e não há suporte ao Dolby Atmos Music.

Aplicativo Dolby Acess para Windows

Através do aplicativo Dolby Acess, é possível utilizar o Dolby Atmos em fones de ouvido ou caixas de som. Entretanto, é necessário eu o hardware do computador ou DAC/amp USB tenha suporte ao formato Dolby Atmos. Para baixar o app, basta acessar a Microsoft Store através deste link.