Foi anunciado pela Amazon que a partir de hoje o Amazon Music Unlimited, plataforma de streaming de músicas, irá ganhar suporte para músicas que possuam a tecnologia Dolby Atmos e 360 Reality Audio, formato desenvolvido pela Sony. A novidade chega para o aplicativo mobile Amazon Music no Android e iOS.

Tanto o 360 Reality Audio quanto o Dolby Atmos necessitam que a gravadora responsável pelas músicas do artista disponibilize as faixas nestes formatos. O motivo disso é que as tecnologias foram pensadas para aprimorar o posicionamento dos instrumentos nas músicas, permitindo que o engenheiro de som coloque o som de um instrumento ou uma voz, por exemplo, mais acima, abaixo, atrás levemente para o lado esquerdo ou direito, entre outras posições.

Sobre o 360 Reality Audio

O 360 Reality Audio consiste em criar um palco sonoro esférico amplo, onde os sons dos instrumentos e vozes serão emitidos de locais específicos e facilmente detectáveis, seja através de fones de ouvido ou caixas de som. Dessa forma, o ouvinte saberá dizer que um violino está nas suas costas no lado esquerdo, que um piano está a sua frente mais próximo dele, que o cantor está na sua frente na parte central, mais ao fundo, e a guitarra está a sua frente, na sua esquerda, mais distante que o piano, na linha do cantor.

Esta nova tecnologia de áudio desenvolvida pela Sony, baseada no posicionamento de objetos que estão emitindo algum som ao longo da reprodução de áudio, realiza o mapeamento da direção em que os sons dos instrumentos e vozes vem e adiciona informações de posição ao som da música. Dessa forma, ao ouvir determinada música, o ouvinte terá uma experiência mais realista, como se realmente estivesse no local da apresentação musical, pois irá perceber com clareza onde estão os emissores dos sons. Porém, para conseguir este nível de apresentação, é necessário realizar a gravação do áudio dos instrumentos e vozes de maneira diferente ou fazer uma remasterização muito cuidadosa das faixas do álbum a ser "portado" para o Sony 360 Reality Audio.

Onde o 360 Reality Audio está disponível: O formato 360 Reality Audio, desenvolvido pela Sony, até o momento, era limitado somente a alguns serviços de streaming, como o Deezer e o Tidal. Felizmente a tecnologia agora expandiu e passa agora a ser disponibilizada para os assinantes do Amazon Music Unlimited.

Sobre o Dolby Atmos

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som surround desenvolvida pela empresa Dolby Laboratories. Ela faz com que os sistemas de som multicanal existentes tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.

A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, alto-falantes para embutir no teto e na vertical (para refletir o som nas paredes). Com o passar do tempo e a mudança da maneira como consumimos conteúdo, a Dolby Laboratories acabou vendo a necessidade de se criar uma tecnologia voltada para a utilização em dispositivos mobile, streaming e fones de ouvido, foi aí que surgiu o Dolby Atmos Music.

Tecnologia Áudio Espacial desenvolvida pela Apple. Fonte: Apple
Tecnologia Áudio Espacial desenvolvida pela Apple. Fonte: Apple

O Dolby Atmos Music nada mais é do que a utilização dos mesmos princípios do Dolby Atmos, mas levando em conta os serviços de streaming de música e os meios pelo qual o usuário irá ouvir, como os fones de ouvido ou soundbars. Ou seja, é uma tecnologia voltada para sistemas de som que não se utilizam do multicanal, virtualizando o som surround, para que seja reproduzido por dois canais (som estéreo). O objetivo é criar a simulação de um palco sonoro esférico amplo, onde os sons dos instrumentos e vozes serão emitidos de locais específicos e facilmente detectáveis, seja através de fones de ouvido ou caixas de som.

Onde o Dolby Atmos Music está disponível: O formato Dolby Atmos Music está presente nos serviços de streaming Tidal, Apple Music e Amazon Music Unlimited.